Você planeja fazer o registro de sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)? Ótimo, todo negócio deve buscar essa proteção legal e garantir direitos exclusivos de uso e exploração do seu principal ativo. Mas você sabe como classificar sua marca? Já ouviu falar sobre a Classe 35 no INPI?
Independentemente da sua resposta, é bom entender que a classificação correta de uma marca é fundamental para o sucesso do pedido de registro. E uma das categorias mais abrangentes é justamente a Classe 35 no INPI.
Ela engloba diversos tipos de negócios e proporciona a segurança que todo empreendedor busca na hora de registrar uma marca.
Aliás, vale ressaltar, você está no caminho certo!
Se chegou até aqui é porque está à procura de informações relevantes para proteger sua marca, seguindo uma tendência nacional. Afinal, a cada ano que passa cresce mais ainda o número de pedidos de registro de marca no Brasil.
Entre 2013 e 2024, por exemplo, o aumento de depósitos no país foi de mais 160%, saltando de cerca de 165 mil para aproximadamente 440 mil em diferentes tipos de classificação – entre elas, a Classe 35 no INPI.
Esse cenário comprova uma nova mentalidade do empreendedor brasileiro, que vê no registro de marca um passo fundamental não só para proteger seu ativo, mas também para desenvolver negócios de maneira sustentável.
Dito isso, vamos mergulhar em uma das etapas mais delicadas do processo de registro de marca. Você vai conhecer a importância da classificação correta e por que a Classe 35 no INPI é tão relevante.
O que são e para que servem as classes no INPI?
Você certamente já reparou que existem empresas com o mesmo nome, mas de ramos totalmente diferentes, certo? Isso só é possível de maneira legal graças à Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice, um acordo mundial estabelecido em 1957 em Nice (França).
O Brasil é signatário deste tratado, que estabelece 45 classes de produtos e serviços que podem ter a marca registrada – entre elas a Classe 35, sob a qual vamos falar mais logo abaixo.
As categorias da Classificação de Nice são divididas por números (de 1 a 34 para produtos e de 35 a 45 para serviços). Elas servem justamente para distinguir marcas por áreas de atuação, organizando de maneira uniforme os registros em todos os países que assinaram este acordo.
Quando usar a Classe 35 no INPI para o registro de marca?
O objetivo deste post é justamente esmiuçar a Classe 35 no INPI. Ela é uma das categorias mais abrangentes dentro da Classificação de Nice e é amplamente utilizada em todo o mundo.
E quem deve escolher a Classe 35 no INPI na hora de registrar uma marca? Bem, é preciso ter um certo conhecimento das particularidades desta classificação porque ela tem mais de 50 indicações para serviços, levando em conta critérios específicos para cada atividade.
Mas podemos citar algumas das áreas que mais utilizam a Classe 35 no INPI:
- Gestão de negócios
Consultoria empresarial, administração de programas de fidelidade e serviços de terceirização. - Serviços de escritório
Atividades de secretariado, feiras e exposições. - Publicidade e marketing
Serviços de agências de publicidade e estudos de mercado. - Recursos humanos
Agências de emprego, recrutamento de pessoal e gestão de RH. - Serviços para varejo e atacado
Aqueles que envolvem a apresentação de produtos para fins comerciais (não a venda em si) em ambientes físicos ou online.
Antes mesmo de fazer o pedido de registro de marca, é bom saber que a classificação dela pode ser determinante para o sucesso ou fracasso da sua solicitação. Portanto, é recomendável procurar a ajuda de um profissional especializado para ter certeza de que sua marca se enquadra na Classe 35 no INPI.
Dicas para classificar corretamente sua marca
Como dissemos no início deste texto, a escolha da classe é uma das etapas mais importantes no registro de marca. Isso porque os examinadores do INPI são muito criteriosos para evitar qualquer tipo de ação que possa confundir o consumidor.
Então, não despreze essa etapa. Siga as dicas abaixo para ter uma especificação correta e encaminhar a concessão do seu registro de marca.
1. Faça uma análise da atividade principal do seu negócio
A classe deve refletir o serviço ou produto principal oferecido pela empresa. Então, não se limite a registrar a marca na classe mais óbvia. Você pode buscar especificações mais detalhadas que representem fielmente sua atuação.
2. Verifique se a classe abrange tudo o que sua empresa faz
Algumas atividades podem envolver mais de uma classe. Se você quiser a proteção completa em todas as suas atuações, é importante escolher cada uma das classes que a representam.
3. Pense sobre o futuro do negócio
Você pode ter uma atuação limitada a uma classe hoje, mas se tem planos de expansão do seu negócio, já leve isso em consideração e inclua outras áreas para evitar problemas no futuro.
4. Sempre busque a última atualização da Classificação de Nice
A lista de classes é revisada periodicamente. Então, antes de dar entrada no pedido de registro de marca é recomendável checar se há novas especificações para não correr o risco de enquadrar na classe errada.
Por que o suporte profissional é indispensável para registrar marca?
Sabe as dicas que você acabou de ler? Elas são apenas algumas das orientações básicas para quem busca o registro de marca no INPI. Como você pôde perceber ao longo deste texto, a escolha da classe é muito complexa e requer não só conhecimento atualizado, mas muita experiência.
Como saber exatamente se o seu negócio se encaixa na Classe 35 no INPI, por exemplo, se ela é tão abrangente e traz tantas categorias específicas de atuação?
A escolha da classe deve ser avaliada nos mínimos detalhes para garantir proteção completa ao seu negócio. E só um profissional experiente sabe exatamente quais os melhores caminhos para cada tipo de marca.
Portanto, a melhor de todas as dicas é procurar por um suporte especializado e com credibilidade no mercado, como a VILAGE Marcas e Patentes. Com atuação em todo o Brasil e no exterior, contamos com profissionais qualificados e capacitados para estudar seu caso e indicar as classes necessárias para proteger e desenvolver seu negócio. Quer saber como podemos levar mais segurança e eficiência ao seu pedido de registro de marcas? Fale conosco.