Um dos formatos de conteúdo mais queridos do público brasileiro, o podcast se tornou uma importante ferramenta de conquista e engajamento de seguidores e/ou clientes, além de um grande negócio para empresas e pessoas físicas. E, como qualquer marca de sucesso, ele é um ativo que precisa da proteção da propriedade intelectual. Mas você sabe como registrar um podcast?
Responder à essa pergunta é mais do que uma mera demonstração de conhecimento. É a segurança que todo empreendedor deve ter para deitar sua cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente, sem nenhuma preocupação com plágio ou uso indevido de uma marca que ele trabalhou para tornar forte.
E não se deixe enganar pela falsa impressão de que o podcast ainda é uma mídia pouco conhecida e explorada. De acordo com levantamento realizado em 2021 pela Statista – empresa alemã especializada em dados de mercado e consumo global -, o Brasil é o terceiro no ranking mundial dos países que mais consomem este tipo de formato de mídia, atrás de Suécia e da Irlanda. Entre os mais de 5 mil entrevistados no país, 40% já tinham ouvido podcast nos 12 meses anteriores.
Outra pesquisa realizada pelo Itaú Cultural e pelo Datafolha aponta que 56 milhões de pessoas entre 16 e 65 anos já escutaram podcast no Brasil. Ou seja, é um segmento que está em expansão e quem cria conteúdo precisa se precaver legalmente para evitar problemas no futuro.
Você sabe o que é podcast?
Embora já tenhamos mergulhado de cabeça no assunto, é possível que você tenha ouvido falar, mas ainda não saiba exatamente o que é um podcast. Então, vamos explicar melhor agora.
Podcast é um conteúdo gravado em áudio que pode ser disponibilizado em um site próprio ou plataforma de streaming (Spotify e Deezer, por exemplo). Com isso, é possível ouvi-lo em qualquer dispositivo conectado à internet – você também pode fazer o download para seu smartphone, tablet ou computador.
O podcast como fonte de renda no Brasil
Se você tem um podcast já sabe que ele pode ser uma fonte de renda ou uma alternativa para ampliar seus negócios. Afinal, este formato é ótima ferramenta de divulgação direta e indireta de produtos e serviços.
Como diz a pesquisa do Datafolha, somos 56 milhões de ouvintes. Então, há um grande mercado à disposição de qualquer pessoa disposta a gravar um podcast e divulgá-lo nas plataformas de streaming, sites corporativos e redes sociais. Daí vem a importância de cuidar bem da sua marca.
Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters, 65,7% dos produtores brasileiros fazem conteúdo neste formato apenas por hobby. Mas, dependendo do sucesso do podcast, isso pode se tornar sua principal receita.
Hoje, 2,6% dos podcasters vivem exclusivamente com esta atividade, enquanto outros 7,5% usam os podcast para complementar a renda.
Então, não há dúvidas de que um trabalho bem estruturado, com boa qualidade e interessante para qualquer segmento, pode ser rentável. Porém, é preciso se preocupar com outros detalhes importantes, como registrar o podcast no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Precisa de ajuda?
Nossa equipe está sempre pronta para te ajudar.
A importância de registrar seu podcast
Até aqui, você já percebeu como esse mundo digital pode te levar à rentabilidade. Mas há um ponto fundamental que muita gente costuma esquecer: o nome do podcast é uma marca e precisa ser protegido pela lei.
Hoje, você até pode produzir esse tipo de conteúdo sem grandes ambições, apenas por diversão. Mas, se ele cair no gosto dos ouvintes e essa marca não estiver registrada no INPI, você correrá o risco de perder o direito de uso desse nome e ver seu esforço ser jogado fora.
Então, mesmo que seu podcast ainda não seja um produto viralizado no mundo digital, é bom pensar em registrá-lo para evitar que outra pessoa ou empresa o faça e garanta a exclusividade de uso – impedindo que você utilize o nome que criou.
Atualmente, há marcas valiosas de podcast que lucram não apenas com a distribuição do conteúdo e a publicidade, mas também com produtos licenciados (camisetas, canecas, materiais de escritório) que são consumidos pelo seu gigantesco público ouvinte.
Imagine você ser dono de uma ideia de podcast e perder a chance de lucrar com tudo isso porque não fez o registro da marca. Vale ressaltar que, legalmente, a propriedade é de quem faz primeiro o registro no INPI e não de quem cria.
Plágio em nome de podcast? Influenciadoras polemizaram em 2021
Para ficar bem clara a importância do registro de marcas, basta lembrar o que aconteceu no ano passado entre as influenciadoras digitais Andreza Japa Chimenes e Virgínia Fonseca, que polemizaram por conta do nome de um podcast.
Na ocasião, Andreza acusou Virgínia de plágio por conta do lançamento do programa PodCats (em parceria com Camila Loures), sob a alegação de que um podcast com esse mesmo nome já havia sido produzido por uma outra amiga dela.
Apesar de todos os desabafos nas redes sociais, Virgínia manteve seu plano e já está no segundo ano do PodCats, com milhares de seguidores. O motivo? O nome não havia sido registrado anteriormente. A acusada de plágio tomou as devidas providencias legais e hoje detém o direito de uso do nome, bem como todos os benefícios financeiros.
Como registrar um podcast no INPI
Diante de tudo que foi apresentado até agora, você já deve ter percebido como tem que cuidar bem de sua marca, certo? Mas como registrar um podcast?
Levando em consideração que o nome de um podcast é uma marca, o melhor é dar entrada no pedido de registo no INPI. Feito isso, os técnicos do instituto vão examinar o conteúdo e podem ou não ceder o direito de uso exclusivo dessa propriedade.
Porém, para que você não perca tempo e nem dinheiro por falta de experiência neste tipo de procedimento, é altamente recomendável que se procure o suporte de uma empresa especializada.
É aí que entra em cena a VILAGE, uma das maiores e mais conceituadas consultorias de registro de marcas e patentes do mundo. Presente em todo o Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha e na China, a empresa tem cerca de 23 mil clientes satisfeitos em 35 anos de atuação.
Se você tem planos de registrar seu podcast, não se arrisque por aí. Conte com os melhores profissionais, totalmente atualizados com as novas tecnologias e com profundo conhecimento da legislação. Desta maneira, seu pedido de registro estará dentro dos padrões exigidos. Fale conosco agora e solicite uma consultoria.