O soco no ar de Pelé, o número 1 de Ronaldo Fenômeno, a sambadinha de Ronaldinho Gaúcho. Essas comemorações de gols são consideradas “marcas registradas” desses gênios. Outra lenda do esporte, porém, deixou o sentido figurado de lado e realmente fez um pedido de registro de marca. Usain Bolt quer proteger a sua “pose da vitória”.
Assim como os ídolos brasileiros citados acima, o jamaicano recordista mundial dos 100m e dos 200m rasos já se aposentou. Só que não quer abandonar a chamada pose do raio. Pelo contrário, ele busca a exclusividade legal sobre um dos símbolos mais importantes de sua carreira e, também, um ativo importante nos negócios.
Com plano de investimentos a curto prazo, o multicampeão olímpico criou um logo de sua tradicional comemoração e entrou com um pedido de registro de marca no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos.
Segundo a solicitação, a marca consiste na silhueta de um homem em pose distinta, com um braço dobrado e apontando para a cabeça e o outro braço levantado e apontando para cima.
O que está por trás do pedido de registro de marca de Bolt?
Para quem é pouco íntimo do universo da propriedade intelectual, pode parecer estranho Usain Bolt fazer o pedido de registro de marca da pose que o mundo todo já sabe que é dele. No entanto, o jamaicano está protegendo legalmente o seu maior ativo intangível.
Depois de se aposentar nas pistas de atletismo, Bolt chegou a migrar para o futebol. Entre 2018 e 2019, treinou no Strømsgodset (Noruega) e no Central Coast Mariners (Austrália), mas a experiência não foi adiante. Hoje, aos 36 anos, resolveu investir em sua marca pessoal. Ele tem planos de apostar no mercado de roupas, joias, sapatos, bares e restaurantes. Por isso, fez o pedido de registro de marca nos Estados Unidos visando a exclusividade de uso e exploração da pose do raio. Assim, garante a proteção da lei.
Como o registro de marca protege qualquer pessoa ou empresa?
Ao registrar uma marca, tanto Bolt, quanto qualquer outra pessoa ou empresa, tem os direitos de uso exclusivo dela, podendo abrir um leque de opções para obter lucro com a comercialização ou licenciamento desse ativo. Além disso, se protegerá contra uma eventual violação de propriedade intelectual.
No cenário brasileiro, temos um exemplo recente no esporte de como é importante se preocupar em registrar a marca. Rayssa Leal, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, tem seu pseudônimo (Fadinha do Skate) utilizado por terceiros – e, segundo os representantes dela, de maneira irregular.
Há 3 registros em diferentes segmentos concedidos pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – e ela tenta anular essas concessões com base no inciso XVI do artigo 124 da Lei de Propriedade Industrial: “Não são registráveis como marca pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores”. No caso de Rayssa, não houve essa autorização para usar seu pseudônimo.
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Como fazer o pedido de registro de marca?
Usain Bolt deu entrada em seu pedido de registro de marca nos Estados Unidos. Cada país tem um órgão responsável para esse tipo de demanda. No Brasil, quem quiser a exclusividade sobre uma marca ou patente deve solicitar o registro no INPI.
Por se tratar de algo extremamente complexo, cujo investimento de tempo e dinheiro pode ser perdido em caso de equívoco na formulação do pedido de registro de marca, é sempre indicado procurar a ajuda especializada.
Usain Bolt, por exemplo, entregou seu pedido de registro de marca para pessoas capacitadas. E não há dúvidas de que uma consultoria com expertise de mercado, saberá exatamente o que fazer para conseguir a concessão do INPI.
Por que uma consultoria profissional é tão importante para fazer o pedido de registro de marca?
Quando se faz o pedido de registro de marca é muito comum surgirem erros que fazem com que os examinadores do INPI rejeitem a solicitação. Quando isso acontece, é necessário recomeçar o processo. Ou seja, todo o investimento fez feito até então, terá sido em vão.
Há muitos detalhes que precisam ser considerados e o menor equívoco já será passível de indeferimento. Por exemplo, sua marca deve se enquadrar em uma das classificações de produtos ou serviços e a escolha tem de ser certeira para não gerar problemas.
Também é necessário saber se, dentro dessa categoria escolhida, já não existe um registro da marca que você quer oficializar. Se isso não for checado com cuidado prévio, o INPI vai indeferir seu pedido de registro de marca se houver outra igual ou semelhante na mesma classe. Com a ajuda especializada, isso não será nenhum problema. E você ainda terá outras vantagens. Entre elas estão o acompanhamento integral do pedido de registro de marca – importante para cumprir prazos, caso o examinador solicite esclarecimentos – e o monitoramento da marca após ela ser concedida – procedimento essencial para evitar que alguém faça uso indevido de seu ativo.
VILAGE: assessoria especializada e consolidada há 36 anos
Já deu pra entender a importância de fazer o pedido de registro de marca, bem como a grande vantagem que você terá se contar com uma assessoria especializada. Neste sentido, a VILAGE Marcas e Patentes se destaca nos cenários nacional e internacional, com escritórios no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha e na China – com mais de 25 mil clientes atendidos nos últimos 36 anos.
A VILAGE faz um estudo prévio detalhado para saber se a marca a ser requerida já tem dono, elabora todo o processo do pedido junto ao INPI de maneira técnica e com muita transparência e compromisso com o cliente.
Além do efetivo pedido de registro de marca, nossos profissionais especializados ainda fazem o monitoramento desse ativo, garantindo a exclusividade e evitando prejuízo para você ou sua empresa, caso terceiros façam o uso ilegal da sua propriedade intelectual. Vale reforçar que sua marca deve ser protegida. Caso você queira contar com a melhor consultoria neste segmento, entre em contato conosco pelo telefone 0800 703 9009 ou nos envie uma mensagem. Nossa equipe está pronta para te atender.