NDA: entenda a importância dos termos de confidencialidade

Já imaginou se informações estratégicas de sua ideia ou negócio vazassem para seus concorrentes? Se você quer evitar esse risco, precisa da proteção do NDA. Confira como esse instrumento legal garante a confidencialidade de tudo que for necessário.

Para que um produto ou serviço seja bem desenvolvido e se torne um sucesso absoluto, é necessário ter conhecimento, dedicação, foco, paciência, perseverança e, claro, sigilo. Como ganhar projeção e se destacar em determinado segmento se informações essenciais chegarem aos seus concorrentes? É preciso ter cuidado e o NDA é a proteção ideal para manter a confidencialidade do seu negócio. Você já ouviu falar dele?

Hoje, vamos mergulhar neste universo de segurança nas relações comerciais e/ou empresariais entre duas ou mais partes interessadas. E o NDA é o caminho mais adequado para que ninguém atrapalhe seus planos ao revelar detalhes importantes que deveriam ficar reservados apenas aos que trabalham neles.

Quando você tem uma ideia e precisa de mais pessoas para desenvolvê-la ou tem um produto ou serviço de muito sucesso, certamente, tem um segredinho que o torna único, certo? É como a receita de uma bebida mundialmente conhecida ou do motor praticamente inquebrável de um carro. Já imaginou o prejuízo que essas empresas teriam se as fórmulas de sucesso fossem reveladas? O NDA existe para protegê-las.

Talvez por isso, este assunto seja tão interessante e torne essa leitura essencial para quem busca ou já tem um negócio diferenciado no mercado. Então, vamos direto ao conceito e à importância do NDA.

O que é NDA?

NDA é a sigla da expressão inglesa Non-Disclosure Agreements, que significa Acordos de Não-Divulgação, em tradução livre. Aqui no Brasil, chamamos também de Termo, Acordo ou Contrato de Confidencialidade.

Trata-se de uma ferramenta legal usada em contratos que protegem informações cruciais da ideia, produto ou serviço, à medida que estabelece punição (geralmente com multa) para quem divulgá-las sem autorização.

Vale ressaltar que o Termo de Confidencialidade (NDA) é diferente da Cláusula de Confidencialidade. Essa é uma confusão muito comum para quem não é íntimo de temas contratuais. Embora ambos atinjam o mesmo objetivo – o sigilo – , o primeiro é independente, específico, técnico e detalhado, enquanto o segundo é genérico e faz parte de um contrato maior. Feita essa distinção, voltemos ao assunto principal.

Quais os tipos de NDA?

O NDA é um documento com força de contrato que pode ser utilizado em acordos firmados entre duas ou mais partes, com validade a ser estabelecida por elas. Mas é bom entender que existem três tipos e a escolha do Termo de Confidencialidade correto para cada caso é fundamental. Veja as modalidades disponíveis abaixo:

  • NDA Unilateral
    É utilizado quando apenas uma parte tem algo a ser mantido em sigilo. Um exemplo bem comum é a relação de uma empresa com funcionários ou prestadores de serviço. Eles têm acesso às informações e se comprometem a mantê-las em segredo.
  • NDA Bilateral (Mútuo)
    Neste caso, as duas partes se comprometem a manter em sigilo determinada informação. Muito comum quando duas empresas trabalham em um mesmo projeto, cada uma aplicando sua expertise.
  • NDA Multilateral
    Também envolve duas ou mais partes que desejam manter a confidencialidade, mas em diferentes graus de interesse.  

Quem pode fazer um NDA?

O NDA pode ser feito por qualquer pessoa física ou jurídica. Por exemplo, uma empresa pode ter um NDA com funcionários e/ou parceiros comerciais a fim de manter a confidencialidade das informações a que eles têm acesso.

Ou uma startup pode utilizar esse modelo de contrato ao estabelecer relações com um investidor. Assim, mostrará ao possível parceiro que vale a pena investir em sua iniciativa – apresentando todos os detalhes de seu produto ou serviço – e garantirá que tudo que for revelado ali não será divulgado para terceiros.

E não é obrigatório ser uma empresa para assinar um Termo de Confidencialidade. Muitas vezes, o autor da ideia é uma pessoa física, mas precisa de parcerias para colocá-la em prática. O NDA também protege nestes casos.

Só que é preciso avaliar quando esse sigilo é necessário. Afinal, estamos falando de um Termo de Confidencialidade. Para tanto, é fundamental que o objeto do segredo seja realmente algo diferenciado, inovador, inédito.

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Quais as vantagens de fazer um NDA?

O NDA garante proteção legal a todas as fases de uma relação comercial/empresarial/corporativa. E como as relações podem ter qualquer motivação, esse contrato é realmente muito completo para qualquer situação em que seja necessária a confidencialidade. Por isso, ele se aplica a ideias, projetos, negociações, produtos, serviços e até preços praticados entre as partes.

E, claro, oferece muitas vantagens. Vamos a elas:

  • Competitividade no mercado
    Esse é o principal benefício. Quando você tem algo diferente a oferecer, tem uma vantagem competitiva em relação ao seu concorrente. O NDA garante que você mantenha esse diferencial.
  • Maior controle do negócio
    O NDA é uma proteção legal que pode ser usada de maneira estratégica. Ou seja, você pode definir o que e por quanto tempo vai ficar em sigilo, com a certeza de que o controle está nas suas mãos.
  • Protege a imagem do negócio
    Em uma relação comercial ou corporativa, não é descartada a possibilidade de divergências técnicas sobre um processo, por exemplo. Então, o NDA evita que isso se torne público e desgaste a imagem de uma empresa.
  • É eficaz para qualquer pessoa
    Não importa se você é pessoa física ou jurídica e nem o que pretende manter sob sigilo. Se for algo que realmente necessite de confidencialidade (uma novidade, um diferencial), o NDA será muito útil para os seus interesses.

Como elaborar um NDA eficaz?

Quando falamos em NDA é sempre bom ter em mente que o simples fato de contar com um Termo de Confidencialidade não garante 100% a proteção e nem a validade judicial em posterior quebra de contrato. Para isso, é preciso ter um NDA bem-feito, sem margem para interpretações dúbias que possam trazer prejuízo no futuro.

Neste sentido, além de estabelecer exatamente o que se pretende manter em sigilo, o NDA deve ter a assinatura de todas as pessoas que tenham acesso às informações sigilosas, especificar exatamente para qual finalidade a informação pode ser usada ou não e também é necessário estabelecer a data de validade deste Termo de Confidencialidade.

Para que não se deixe nenhum ponto sem nó, é essencial buscar ajuda especializada e experiente. Isso evita erros e dor de cabeça no futuro. Afinal, você não vai querer que o projeto ou negócio da sua vida seja entregue aos seus concorrentes gratuitamente, certo?

Então, não corra riscos desnecessários. Conte com um suporte profissional, como o da VILAGE Marcas e Patentes.

Com 36 anos de atuação na proteção de negócios e projetos de variados segmentos, mantemos um time de profissionais altamente especializados na elaboração de NDA, transformando o Termo de Confidencialidade em uma verdadeira estratégia de desenvolvimento e expansão de ideias, serviços e produtos no mercado.

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