Nesta semana, a marca LUPO entrou para um seleto grupo de aproximadamente 70 marcas que possuem o registro de Alto Renome, concedido no Brasil pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Conforme Luis Augusto Cirelli, Advogado e Diretor da VILAGE Marcas e Patentes, empresa que atuou no registro do Alto Renome da expressão LUPO, a proteção conferida por um processo de marca é restrita ao ramo de atividade exercido pela empresa, por isso, é tão comum encontrar no mercado marcas idênticas para assinalar produtos ou serviços distintos sem que as empresas tenham qualquer relação. Isto ocorre, por exemplo, nos casos Revista Veja x Desinfetante Veja e Cimento Itaú x Banco Itaú.
Quando a marca adquire o reconhecimento de Alto Renome, ela passa a gozar de uma proteção especial em todos os ramos de atividade, ou seja, nenhuma outra empresa poderá registrar ou utilizar a expressão LUPO para assinalar qualquer produto ou serviço.
A Lupo é uma das marcas mais importantes do país e a primeira brasileira no setor têxtil a alcançar o alto renome, e em face desse reconhecimento fica demonstrado que está presente no inconsciente de todos os cidadãos brasileiros.
Segundo Cirelli, esse reconhecimento é algo raro no Brasil, pois das 70 marcas que possuem este registro, pouco mais de 10 são brasileiras.
Dentre as marcas que obtiveram o reconhecimento do Alto Renome no Brasil, encontram-se: Fusca, Barbie, PlayStation, Honda, Faber-Castell, Toyota, Sonho de Valsa, Petrobras, Bauducco, Vivo, Ferrari, Tigre, Ibope, Coca Cola, Shell, Dona Benta, Natura, VolksWagen, Skol, Brahma, Bohemia, Claro, Nike, F-1, Red Bull, BMW, Eno, Nivea, Bombril, Viagra, Puma, Dove, Rexona, Adidas, Nissan, Paçoquita, Hollywood, Derby, Bis, Bayer, Jeep, Aspirina, Vigor, Itaú, Garoto, Blindex, Visa, Ford, Google, Ninho, Elma Chips, Credicard, Walmart, Omo, SBT, Land Rover, Caixa, Facebook, Nike, Pernambucanas, Neosaldina, Consul, Brastemp, Bic, Hellmann’s, O Boticário, Havaianas, Goodyear, Dakota.