Combate ao Covid-2019: empresas e instituições buscam inovações e criam iniciativas

Diante da atual emergência com relação à pandemia do Covid-2019, muitas empresas e instituições têm se unido na busca de inovações que possam solucionar o problema da forma mais rápida possível, ou, no mínimo, amenizar as consequências da doença. Ao que tudo indica, no Brasil, a curva de contaminação do vírus terá seu pico já no mês…

Diante da atual emergência com relação à pandemia do Covid-2019, muitas empresas e instituições têm se unido na busca de inovações que possam solucionar o problema da forma mais rápida possível, ou, no mínimo, amenizar as consequências da doença. Ao que tudo indica, no Brasil, a curva de contaminação do vírus terá seu pico já no mês de abril e maio de 2020, quando o sistema de saúde sentirá a falta de leitos de UTI e também do seu componente chave para o combate ao vírus: os ventiladores mecânicos.

“Neste contexto, as soluções para este problema têm sido o desenvolvimento de ventiladores mecânicos de rápida produção e de baixo custo, o que infelizmente não é o caso dos que já estão em domínio público, os quais são de fabricação complexa, demorada e que demanda infraestrutura de produção pesada. Uma solução proposta neste momento é a transformação de um respirador projetado para atender um paciente ser adaptado para atender quatro, por exemplo. O apoio financeiro a iniciativas que estão buscando soluções é essencial neste momento”, comenta José Roberto da Cunha, Engenheiro de Patentes da VILAGE.

Na última semana, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) criou o projeto Observatório de Tecnologias Relacionadas ao COVID-19 para divulgar tecnologias que possam contribuir no combate ao Corona Vírus. Além das inovações, também estão sendo divulgadas notícias sobre iniciativas ligadas ao tema e financiamentos para pesquisa e produção de inovações e para projetos com viés socioeconômico. O órgão destaca ainda a possibilidade de utilização do trâmite prioritário de exame de pedidos de patentes de médias e pequenas empresas e de instituições de ciência e tecnologia, com destaque para aqueles pedidos feitos pelo Ministério da Saúde para processos e produtos farmacêuticos, equipamentos e/ou materiais de uso em saúde considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

*com informações do INPI

Artigos Relacionados

Relatório de patente

Relatório de patente: como ele pode impactar a análise do...

Ver Publicação
Patente de alimentos

Patente de alimentos: aplicações inovadoras de ingredient...

Ver Publicação