Como registrar a marca da minha empresa? Se você é empreendedor de um produto ou serviço, certamente já fez essa pergunta. Afinal, a resposta é um passo estratégico necessário para garantir não só a proteção a todo o seu investimento – de tempo e dinheiro -, mas também para abrir um leque de possibilidades de expansão comercial.
Um negócio pode ser de sucesso ou não. O que não se discute é que qualquer um pode desmoronar do dia para a noite se não estiver protegido contra cópia ou utilização indevida do nome e/ou logomarca. Daí vem a relevância de acabar com a dúvida sobre “como registrar a marca da minha empresa”.
Antes de qualquer coisa, é fundamental que você olhe para o seu ativo como uma “marca”. À primeira vista, o termo pode parecer muito familiar, mas é essencial compreender técnica e formalmente o significado dessa palavra para que você possa assimilar todos os detalhes de como registrar a marca de sua empresa.
Então, vamos lá.
O que é marca e de que formas ela se apresenta?
Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.
Com base nisso, se você está se perguntando “como registrar a marca da minha empresa”, precisa levar em conta que o nome ou sinal que você utiliza tem de ser diferente dos que são usados no mesmo segmento em que está seu negócio – mais abaixo vamos explicar como ter essa certeza. Existem 4 formas de apresentação de uma marca e você terá de confirmar em qual delas se encaixa a sua. Isso será fundamental mais para frente, ao entender como registrar a marca da empresa. Confira:
- Marca Nominativa
Formada pelo nome, com uma ou mais palavras. Pode vir com números, letras, algarismos romanos ou arábicos. Exemplos: Avon, Sony, Nokia, Philips e Samsung. - Marca figurativa
Essa forma de apresentação se baseia em uma figura, um desenho, um símbolo ou uma imagem. Exemplos: o jacaré da Lacoste, a concha da Shell, a maçã da Apple. - Marca mista
É o uso de um nome e um símbolo, figura, desenho ou imagem juntos. Exemplos: Nestlé (nome e desenho do ninho com passarinhos) e Adidas (nome e as 3 listras posicionadas acima, na diagonal). - Marca tridimensional
Esta se destaca pelo design, diferente de todos os produtos ou serviços dentro de seu segmento. Exemplos: copinho de Yakult, chocolate triangular Toblerone e a garrafa da Coca-Cola.
E aí, reconheceu alguma dessas formas de apresentação com a que se encaixa melhor para a sua marca?
Não tenha pressa. Você verá mais adiante que essa distinção será muito relevante quando tiver todas as informações de como registrar a marca da empresa.
Inclusive, vale uma dica: nessas e outras questões relacionadas ao registro de marca é recomendável que você procure um suporte especializado para que não haja nenhum erro, como, por exemplo, na hora de definir a forma de apresentação da sua marca.
Por que devo registrar a marca da minha empresa?
Se você busca entender como registrar a marca de sua empresa, já deve saber porque isso é tão importante. No entanto, é sempre válido explicar em detalhes a relevância desse processo porque ele é complexo e pode ser determinante para o sucesso de sua empreitada.
Registrar a marca da empresa no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é a única forma de garantir a proteção e os direitos exclusivos de uso e exploração. É esse procedimento que vai dar a segurança jurídica para o seu negócio não ter nenhum prejuízo – por exemplo, com o uso indevido de sua marca.
Na prática, o registro confere proteção legal e exclusividade sobre a marca, evitando que terceiros a utilizem indevidamente, o que poderia prejudicar a reputação e identidade da sua empresa.
Viu como o registro da marca da sua empresa no INPI é uma salvaguarda valiosa? Com ele, além de garantir proteção dos seus ativos intangíveis, também é possível consolidar sua posição no mercado.
Precisa de ajuda?
Nossa equipe está sempre pronta para te ajudar.
Quais são as vantagens de registrar a marca da minha empresa?
Até aqui falamos como registrar a marca da empresa é importante para proteger seu negócios de eventuais usos indevidos do seu principal ativo. Mas os benefícios vão muito além dessa segurança. Passam, inclusive, pela possível expansão da empresa.
Desta maneira, além de oferecer a tranquilidade contra cópias do nome, logotipo ou símbolo da sua empresa, o registro no INPI também proporciona:
- Credibilidade no mercado
Com a marca registrada, sua empresa ganha maior segurança e credibilidade, o que pode atrair mais clientes e parceiros comerciais, aumentando o valor da sua marca e a competitividade do seu negócio. - Expansão do negócio
Marcas registradas têm valor comercial, o que pode ser importante em transações comerciais, como fusões, aquisições, licenciamentos e franquias. Inclusive, em alguns casos, a concessão do INPI facilita o processo de registro em outros países através de acordos internacionais. - Respaldo jurídico
Como registrar a marca da empresa já confere uma proteção, você pode imaginar que ninguém vai fazer uso indevido dela. Na prática, porém, há os ousados ou desinformados que violam seus direitos. Neste momento, o registro no INPI facilitará o processo de defesa legal e a ação judicial, garantindo que sua empresa possa tomar medidas para proteger seus direitos de propriedade intelectual.
Como registrar a marca da minha empresa de forma simples e eficiente?
Com essa breve noção da importância de proteger seu negócio, chegou a hora de entender como registrar a marca da empresa de forma simples e eficiente. Qualquer um pode solicitar o registro, mas, para que você alcance o objetivo, é importante que tudo seja feito da maneira correta.
É necessário providenciar uma extensa lista de documentos, preencher o formulário adequadamente com todas as informações solicitadas, pagar a taxa do processo e ficar muito atento (a) aos prazos e notificações do INPI.
Qualquer mínima falha ou equívoco nas informações repassadas pode representar o indeferimento do pedido de registro. Por exemplo, em determinado momento do processo, é preciso ter a certeza de que não há marca idêntica à sua registrada no mesmo ramo de atividade.
Para isso, é preciso fazer uma busca de anterioridade minuciosa, senão você pode dar entrada na solicitação com uma informação errada e o pedido será negado. Ou seja, perderá tempo e dinheiro.
Não à toa, é recomendável procurar um suporte profissional especializado. Com a orientação adequada, você saberá como registrar a marca da empresa de forma simples e eficiente.
A VILAGE oferece consultoria há 37 anos. Veja como registrar marca de empresa
Quando se fala em consultoria especializada em registro de marcas e patentes, a VILAGE é a grande referência nacional por conta da trajetória de sucesso nos últimos 37 anos. Como registrar a marca da sua empresa é um procedimento extremamente importante para o futuro dela, fazemos questão de mostrar alguns diferenciais que você terá com nosso serviço:
– Busca de anterioridade: pesquisa detalhada para verificar se a marca que o cliente deseja registrar já está em uso ou foi registrada por outra empresa;
– Elaboração do pedido: preparação completa do pedido, com todos os documentos e informações necessários e adequadamente preenchidos;
– Acompanhamento do processo: isso garante ações rápidas caso sejam solicitadas correções ou informações adicionais;
– Defesa legal: caso surjam contestações ou oposições ao registro da marca, damos consultoria técnica especializada e estratégico para defender os interesses do cliente;
– Monitoramento pós-registro: oferecemos serviço de monitoramento contínuo para garantir que não haja violações ou uso indevido da marca por terceiros.
Gostou dessas vantagens? Fale com nossos especialistas agora mesmo pelo WhatsApp 0800 703 9009 ou nos envie uma mensagem.