Depósito de marca: a importância de uma boa consultoria

Entenda por que é tão necessário fazer o registro de marca no INPI e quais as vantagens de contar com uma assessoria especializada para alcançar esta proteção. Escolher bem o suporte técnico neste momento, faz toda a diferença.

Depósito de marca

Quem tem um negócio sabe bem que é preciso muita dedicação para que ele evolua, independentemente da área de atuação. Agora, imagine você dividir esse foco com um complexo processo de depósito de marca no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial –, que também demanda uma atenção especial e pode definir o sucesso ou fracasso do seu empreendimento.

É inegável que uma coisa está intrinsecamente ligada à outra. A marca é o ativo mais valioso de qualquer negócio e o seu devido registro no INPI vai abrir muitas possibilidades de crescimento. Ao mesmo tempo, desenvolver uma empresa exige muita entrega do empreendedor. Então, fica a pergunta: como se aplicar em uma missão sem prejudicar a outra?

Definitivamente, quem tem de cuidar do seu negócio é você mesmo. Ninguém o conhece melhor. Da mesma forma, quando o assunto for depósito de marca no INPI é prudente e altamente recomendado procurar um especialista em marcas e patentes. E, neste post, você vai entender a importância de uma boa consultoria para o registro de marcas. Mas vamos começar pelo começo.

Por que fazer o depósito de marca no INPI?

Esta é uma pergunta muito comum, especialmente para quem é um empreendedor novato. Mas engana-se quem pensa que todos os empresários experientes têm a resposta na ponta da língua. Afinal, muitos têm prejuízos justamente por não se preocuparem com esse processo.

O depósito de marca é o ato de requerer o registro no INPI. E isso é fundamental para que você garanta a proteção deste ativo, bem como o direito de seu uso exclusivo. Ao receber o registro e se tornar proprietário da marca, você abre um leque de possibilidades de crescimento do negócio – com direito de fazer licenciamento ou franquias, aumentando o seu alcance no mercado.

O depósito de marca é o primeiro passo para buscar um novo horizonte e se proteger contra o plágio ou uso indevido deste ativo. Se alguém usar sua marca sem autorização, por exemplo, é possível acionar a Justiça e buscar reparações morais e financeiras.

Entenda a importância de uma boa consultoria para o depósito de marca

Se o registro é fundamental para a proteção deste ativo, é evidente que o depósito de marca tem de ser muito bem planejado e desenvolvido para que o INPI avalie seu pedido de acordo com os critérios estabelecidos.

Qualquer equívoco neste processo – que pode durar meses ou anos – pode fazer com que a solicitação seja negada. Neste caso, prepare-se: será necessário recomeçar tudo do zero, o que vai gerar mais gastos e muito desgaste emocional.

É aí que fica evidente a importância de uma boa consultoria. Uma empresa especializada neste tipo de registro está habituada a fazer o depósito de marca, atendendo a todos os requisitos e pronta para dar uma resposta para eventuais questionamentos dos examinadores do INPI.

Isso é fundamental porque qualquer manifestação feita pelo órgão a partir do depósito da marca vem acompanhada também de um prazo para a resposta do requerente. E esse acompanhamento em tempo integral é determinante.

Por isso, nem sempre uma pessoa consegue tocar seu negócio e ficar atenta ao mesmo tempo neste processo de registo de marca.

Depósito de marca: as vantagens oferecidas por uma consultoria especializada

Como demonstramos até agora, o depósito de marca no INPI requer muita atenção aos detalhes porque os examinadores do órgão são muito rigorosos na concessão do registro. É aconselhável entregar esta complexa missão para uma consultoria especializada, como a VILAGE Marcas e Patentes.

Nossa empresa é referência nacional e internacional – com atuação também nos Estados Unidos, Alemanha e China – e oferece muitas vantagens para que você fique tranquilo(a) e possa se concentrar no seu core business, gerando novos negócios e o crescimento da sua marca.

Então, confira abaixo alguns benefícios de nossa consultoria especializada em depósito de marca:

  • Profissionais altamente qualificados
    Isso é essencial para que você não se preocupe com praticamente nada. A VILAGE conta com profissionais experientes e conhecedores dos caminhos para alcançar a concessão de uma marca junto ao INPI. São especialistas que se mantêm em constante aperfeiçoamento para oferecer um atendimento atualizado para diferentes segmentos.
  • Análise completa dos requisitos
    Quando falamos de atendimento especializado queremos dizer que ele é feito por experts. Desta maneira, mergulhamos no estudo de caso para fazer uma análise completa e garantir que o depósito de marca atenda a todos os requisitos, minimizando a chance de questionamento ou indeferimento por falta de informações e erros na elaboração do pedido de registro.
  • Pesquisa de anterioridade
    Entre os diversos procedimentos adotados por nossa consultoria especializada antes do depósito de marca, está uma minuciosa pesquisa de anterioridade para garantir a viabilidade do registro. Ao atestar que não há nenhuma outra marca igual ou semelhante à sua no mesmo segmento, damos andamento ao processo com a certeza de que uma importante etapa foi superada. Hoje em dia, muitos registros são indeferidos por falha nesta fase do processo, geralmente porque a pesquisa feita foi superficial. A consulta bem realizada demanda tempo e atenção.
  • Maior chance de deferimento do pedido
    Ao mesmo tempo em que nossa consultoria especializada zera a chance de erro ou má formulação do pedido de registro, também aumenta a possibilidade de sucesso após o depósito de marca. Nossa equipe é altamente qualificada e consegue identificar tudo que é necessário para atender às exigências do INPI.
  • Acompanhamento do processo
    Depois de realizado o depósito de marca, é necessário fazer um acompanhamento do processo. E não pode haver dúvidas nesta fase. O INPI não avisa nenhum requerente sobre como anda seu pedido. Na verdade, o órgão publica toda semana em seu veículo oficial, a Revista da Propriedade Industrial (RPI), que traz atualizações sobre as solicitações.

    Se tiver alguma pendência em seu depósito de marca, o INPI vai baixar uma exigência e publicá-la na RPI. Se não for atendido dentro do prazo estabelecido, o processo é arquivado.

    Com a consultoria VILAGE, você não precisa se preocupar em ficar atento(a) semanalmente na RPI. Nossos profissionais fazem esse acompanhamento e respondem imediatamente a qualquer questionamento.

Como escolher uma boa consultoria para o depósito de marca?

Agora que você já tem uma boa noção da importância de uma consultoria especializada no depósito de marca, é bom ressaltar que também é importante saber escolher para quem você vai entregar esta missão.

Afinal, estamos falando do maior ativo intangível que você terá. A marca é o ponto de partida para qualquer crescimento, é o que vai fazer as pessoas lembrarem do seu negócio e da credibilidade que ele carrega. Então, garantir esse registro oficial e protegê-lo é fundamental para a evolução da marca.

Neste momento, vale muito olhar o histórico, a estrutura e o nível de comprometimento da empresa que vai prestar essa consultoria. A VILAGE, por exemplo, acumula mais de 25 mil clientes satisfeitos pelo Brasil e pelo mundo, com uma atuação extremamente profissional: tecnicamente atualizada às legislações vigentes e moralmente comprometida com o objetivo do cliente há 36 anos.

Se você pensa em fazer um depósito de marca no INPI, pense bem sobre a importância de ter um suporte técnico de credibilidade. Esse investimento pode ser o ponto de partida para um novo e infinito horizonte para o seu negócio. Fale conosco pelo WhatsApp +55 800 703 9009 ou nos envie uma mensagem. Nossos especialistas estão prontos para te ajudar a realizar o sonho do registro de marca.

Artigos Relacionados

Registro de marca extinto

Registro de marca extinto: entenda o que é e previna-se!

Ver Publicação
Aguardando prazo de apresentação de oposição

Aguardando prazo de apresentação de oposição: o que signi...

Ver Publicação