O sucesso de um negócio não acontece da noite para o dia. Em geral, o empreendedor precisa dedicar muito tempo e recursos para transformar seu sonho em realidade. Da pesquisa de marca até a sua consolidação, é necessário planejamento e muito trabalho.
Se hoje você vê empresas sólidas, com seus nomes lembrados diariamente por consumidores do mundo todo, acredite, não foi obra do acaso. Desenvolver uma marca e torná-la Top of Mind (a mais lembrada em seu segmento) é uma tarefa que demanda muita estratégia e investimento. E uma das etapas mais importantes é justamente a pesquisa de marca.
Esse procedimento deve ser adotado antes de fazer o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do elemento visual que identifica o seu negócio. Você verá neste post que a pesquisa de marca é uma das etapas mais importantes de todas para colocar em prática seu sonho de consolidar uma empresa no mercado.
Então, acompanhe este conteúdo para ficar por dentro de tudo que você precisa saber sobre a pesquisa de marca.
O que é marca?
Antes de qualquer coisa, é importante entender o conceito de marca. Embora a expressão seja amplamente conhecida, há detalhes técnicos que precisam ser levados em conta para identificá-la – e também para entender a importância de fazer uma pesquisa de marca antes de registrá-la.
De acordo com o manual do INPI, “marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa”.
Na prática, todo e qualquer sinal visual que identifica um produto ou serviço é uma marca, que pode ser registrada em uma das quatro categorias abaixo:
1) Nominativa (um nome escrito com palavras ou números);
2) Figurativa (figura ou símbolo);
3) Mista (nome escrito associado à figura);
4) Tridimensional (produto com design diferenciado).
Independentemente do seu tipo, fazer a pesquisa de marca e registrá-la no INPI é fundamental para proteger seu negócio.
Como desenvolver uma marca?
Abrimos este post destacando a importância do planejamento para transformar uma ideia em um grande negócio. E, invariavelmente, isso passa pelo desenvolvimento da marca, algo ainda mais relevante atualmente, em que o mercado é extremamente competitivo em qualquer segmento.
É justamente na fase de desenvolvimento que é recomendado fazer uma pesquisa de marca para saber se ela já não foi registrada no nome de outra empresa. Mas, calma, nós vamos entrar de vez neste assunto um pouco mais abaixo.
Neste tópico é fundamental você entender como desenvolver sua marca. Comercialmente, ela é muito mais do que uma representação visual do negócio. É o principal ativo intangível (não material) de uma empresa, ou seja, um bem que possui valor subjetivo de acordo com a maneira que ele foi trabalhado junto ao público consumidor.
Então, tem muita coisa em jogo quando se fala do desenvolvimento de uma marca. Neste sentido é importante:
– Fazer uma pesquisa de mercado para criar uma marca mais alinhada com as necessidades e desejos do público – não confunda isso com pesquisa de marca;
– Definir claramente o posicionamento da marca, ou seja, como ela se diferencia da concorrência e como pretende ser percebida pelos consumidores;
– Criar uma identidade visual com atenção especial ao logotipo, à escolha de cores, tipografia e outros elementos visuais;
– Proporcionar uma experiência positiva em todos os pontos de contato com o cliente (atendimento, site, processos de compra ou contratação de serviços).
Essas estratégias, aliadas a um bom feedback dos clientes, são essenciais para desenvolver a marca. Mas o sucesso da empresa passa também pela pesquisa de marca e pelo registro oficial no INPI.
A importância de fazer o registro de marca no INPI
Tudo que você leu até agora pode não fazer nenhuma diferença para o sucesso do seu negócio – seja ele um produto ou um serviço – se não for feito o registro de marca no INPI.
É exatamente este procedimento que confere proteção legal e direitos exclusivos sobre a marca. O registro inibe a concorrência desleal com o uso indevido da sua marca, fortalece sua imagem e seu valor de mercado e facilita a defesa dos direitos de propriedade intelectual em casos de violação, permitindo medidas legais para impedir o uso não autorizado da marca.
O que é pesquisa de marca e como fazer?
Ao tomar a iniciativa de requerer o registro no INPI, a primeira coisa que se deve fazer é a pesquisa de marca. Você sabe exatamente o que é isso?
A pesquisa de marca é uma etapa essencial que antecede o pedido de registro no INPI. Trata-se de um levantamento abrangente para verificar a disponibilidade da marca, ou seja, se ela já está sendo usada por outra empresa ou se existe algum registro semelhante no mesmo segmento de mercado.
Esse procedimento é feito por meio da consulta ao banco de dados do instituto ou por meio de empresas especializadas que oferecem serviços de pesquisa de marca. Esse levantamento prévio ajuda a tomar decisões sobre como prosseguir com o registro da marca, evitando problemas legais futuros e garantindo a proteção legal adequada.
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Por que a pesquisa de marca é essencial?
Se tem uma etapa que não deve ser ignorada na hora de pedir o registro no INPI é justamente a pesquisa de marca. Além de evitar problemas, como violação de propriedade intelectual, ela facilita a concessão do título para uso e exploração exclusivos.
Afinal, ao garantir que não há produtos ou serviços similares com a mesma identificação (o que pode confundir o consumidor), a pesquisa de marca supera a primeira exigência dos examinadores do INPI.
Por ser um procedimento complexo – em que qualquer detalhe pode representar o fracasso do seu pedido – é muito importante procurar uma orientação especializada. E, neste sentido, a VILAGE Marcas e Patentes pode fazer a diferença para o seu negócio. Além de contar com uma pesquisa de marca minuciosa, você terá um suporte completo de profissionais muito experientes, familiarizados com os procedimentos internos do INPI e das exigências que devem ser cumpridas rigorosamente para alcançar a concessão da marca.
Pesquisa de marca: já existe registro igual no INPI. E agora?
Se a pesquisa de marca indicar que há registro no INPI similar ao que você pretende pedir para a sua empresa, não é o fim do mundo. Na verdade, ela existe exatamente para evitar problemas maiores.
Imagine, por exemplo, se você dá entrada no processo de registro sem fazer a pesquisa de marca e tem seu pedido rejeitado porque já existe uma idêntica à sua… Além do desgaste emocional, você ainda vai perder tempo e dinheiro com o processo e não poderá mais usar a mesma marca para seu produto ou serviço.
A pesquisa de marca vai justamente evitar esse problema. Mais do que isso, vai auxiliar no caminho que você vai seguir para o desenvolvimento do seu negócio. Se já há outra marca similar registrada no INPI dentro do mesmo segmento, é possível estudar uma nova identificação para sua empresa, verificar brechas, buscar alternativas.
O serviço de pesquisa de marca se torna completo quando, além desse levantamento inicial feito de maneira detalhada e abrangente, ele traz também a orientação adequada caso já exista o mesmo registro no INPI.
Assim é o trabalho da VILAGE. Nossos profissionais fazem uma pesquisa de marca eficiente e, se precisar, indicam a melhor estratégia para tornar sua marca única e, portanto, apta a ser registrada no INPI.
Quer tranquilidade na pesquisa de marca e na busca por direitos exclusivos para o seu negócio? Conte com o conhecimento técnico e a expertise dos profissionais da VILAGE. Entre em contato conosco.