Você já parou para pensar sobre o impacto das marcas no cotidiano das pessoas? Visualmente, elas influenciam em decisões e podem ser identificadas pelo logotipo, pelo nome ou pelos dois elementos juntos. Neste último caso, é o que chamamos de marca mista, um importante ativo que deve ser protegido com o registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A marca mista é a união de um nome com um símbolo. Ela é muito utilizada em todo o mundo, desde pequenas empresas até as grandes multinacionais. Se você é um empreendedor, precisa saber exatamente em qual categoria se classifica a sua marca para que possa requerer direitos de propriedade exclusiva e garantir a proteção contra o uso indevido por terceiros.
É muito comum que empresários tenham dúvidas na hora de fazer um registro de marca mista. Neste artigo, vamos explicar como funciona, as vantagens e desvantagens desta modalidade e também apresentar os outros tipos de marcas: nominativa, figurativa e tridimensional.
Desta maneira, você saberá exatamente em qual modelo sua marca se encaixa e como deve proceder ao solicitar seu registro no INPI.
Como identificar uma marca mista?
Bem, você já sabe que marca mista é um elemento nominativo acompanhado de uma figura. São marcas que reforçam a identificação do público justamente pelos dois elementos (símbolo e nome), sem deixar nenhuma dúvida do que se trata. Como exemplos bem conhecidos de marca mista, podemos citar:
Petrobras

Toyota

Adidas

Acontece que a marca mista não se resume apenas à essa união de nome da empresa com uma imagem. E é aí que você precisa prestar muita atenção aos detalhes para saber diferenciar os tipos de marcas.
A marca mista pode ser reconhecida também apenas pelo nome, desde que ele seja estilizado, com uma grafia fantasiosa, diferente das fontes usuais na escrita.
Este tipo de marca mista – que explora o nome visualmente de maneira personalizada – também é muito utilizado em todo o mundo. Veja alguns exemplos:
Coca-Cola

Caixa Econômica Federal

Sadia

Quais são as vantagens do registro da marca mista?
Quando você batiza um serviço ou produto, leva em conta diversos fatores, desde mercadológicos até pessoais. Porém, quando se solicita o registro de uma marca, a análise do INPI para a concessão é puramente técnica.
Desta forma, é preciso se enquadrar dentro das condições citadas acima, para que sua propriedade seja reconhecida como uma marca mista. Com isso, você também vai garantir algumas vantagens.
A principal delas é que não será necessário registrar o nome e o símbolo de forma separada. Com os dois elementos juntos, a marca mista é reconhecida e você garante a propriedade e os direitos de exclusividade, bem como a proteção contra o uso indevido por outras pessoas ou empresas.
Agora, tenha muita atenção a este detalhe: você só terá proteção à marca mista, com os dois elementos juntos (símbolo + nome) ou com o nome estilizado. Para proteger e utilizar a marca com esses elementos separados serão precisos outros registros.
Outra grande vantagem da marca mista é que as chances de o INPI deferir seu registro é maior. Isso acontece porque as características de uma marca mista fazem com que ela seja naturalmente ainda mais distinta de outras marcas – seja com o uso da imagem e do nome ou apenas com o nome estilizado.
Precisa
de ajuda?
Nossa equipe está sempre pronta para te ajudar.
Outros tipos de marcas
Agora que você já conheceu a marca mista, vamos apresentar outras três modalidades que também são usuais e explicar suas características.
Marca Nominativa
Marca Nominativa é aquela formada pelo nome, com uma ou mais palavras. Pode vir com números, letras, algarismos romanos ou arábicos. Para se diferenciar da marca mista (que usa o nome estilizado ou fantasioso), basta estar escrita com caracteres padrões. Veja abaixo alguns exemplos de marca nominativa:
Uber

Samsung

Avon

Marca Figurativa
Como o próprio nome sugere, se baseia em uma figura, um desenho, um símbolo, uma imagem. É um dos registros menos solicitados no INPI porque protege apenas a logomarca e não o nome dela. Abaixo, confira algumas marcas figurativas:
Apple

Nike

Starbucks

Marca Tridimensional
A marca tridimensional é uma das mais raras, mas não menos importante. Trata-se de uma marca que se destaca pela forma plástica. Ou seja, seu design se diferencia de todos os produtos ou serviços dentro de seu segmento. É muito comum para distinguir embalagens, como nos exemplos abaixo:
Nescau (lata torcida)

Yakult (embalagem de plástico)

Baton (chocolate em forma de batom)

Marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional: como escolher o registro?
Se você já tem uma marca que ainda precisa de registro junto ao INPI, pode estar se perguntando em qual modalidade ela se encaixa. É importante chegar a essa resposta para aumentar as chances de conseguir o deferimento no órgão regulador, mas nem sempre é simples encontrá-la.
Neste sentido, contar com a consultoria especializada da VILAGE Marcas e Patentes faz muita diferença. É preciso levar em conta questões estratégicas na solicitação para facilitar o processo de registro.
Além disso, claro, é necessário avaliar alguns detalhes para evitar desgaste financeiro e emocional com um eventual indeferimento por parte do INPI. Afinal, a análise no órgão é minuciosa e a conquista do direito de uso exclusivo de uma marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional passa pelo conhecimento técnico de quem está elaborando a solicitação.
Por que é importante registrar e monitorar a marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional?
A marca é o principal ativo intangível de um negócio ou produto. Isso significa que seu valor não é mensurado de maneira física, mas, sim, pelo que representa e contribui para o valor agregado.
A partir deste conceito, fica mais fácil entender por que é tão importante registrar a marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional. Imagine o tamanho do prejuízo se uma pessoa ou empresa usar a marca que você levou anos para construir e dar credibilidade. Seria uma grande frustração saber que alguém está levando os lucros e a fama por uma criação que é sua, não é mesmo?
Por isso, é fundamental registrar sua marca. Com isso, além de garantir o direito de uso exclusivo dessa marca, você terá meios legais para exigir o fim do uso indevido por parte de terceiros, bem como pedir indenização na justiça.
Além de registrar a marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional, é fundamental que você garanta também o monitoramento dela. Assim, caso alguém faça o uso sem sua permissão, você ficará sabendo e poderá tomar as medidas cabíveis.
Vale lembrar que a VILAGE Marcas e Patentes elabora o pedido de registro de marcas, são mais de 35 anos neste segmento, com uma atuação eficiente no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e China. Caso você precise de mais informações ou queira se juntar aos mais de 23 mil clientes satisfeitos no país e no exterior, fale conosco. Nossos especialistas vão ajudar a identificar, proteger e valorizar sua marca mista, nominativa, figurativa ou tridimensional.