Quanto custa registrar uma marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial)? Se você está buscando a resposta que vai indicar o melhor caminho a seguir na hora de proteger seu principal ativo intangível, chegou ao lugar certo!
Assim como o processo que garante direitos exclusivos sobre essa propriedade intelectual, entender o quanto custa registrar uma marca no INPI é um tanto quanto complexo e envolve um aprofundamento no assunto.
Em primeiro lugar, é preciso saber que toda vez que você paga por algo só será uma despesa de verdade se não tiver o resultado esperado. Então, ao relativizar quanto custa registrar uma marca no INPI e o que a concessão de um registro proporciona, o que antes se via como custo passa a ser um investimento. Na verdade, “o investimento”.
Ter uma marca registrada deve ser a principal conquista de um empreendedor – e é compreensível avaliar quanto custa registrar uma marca no INPI. Afinal, esse título de propriedade intelectual assegura a proteção e a valorização do seu ativo – ao passo que impede o uso da marca por terceiros e permite a expansão do negócio.
É por isso que vamos além de explicar o quanto custa registrar uma marca no INPI. Continue esta leitura e entenda como pode sair barato ter uma marca registrada.
Quanto custa registrar uma marca no INPI?
Se você busca uma resposta objetiva para essa pergunta é bom saber que o caminho mais fácil para encontrá-la pode não ser o melhor. Veja, não se trata de enrolação, mas sim de entendimento do que é preço e do que é valor.
Não dá para dissociar as duas coisas, mas elas definitivamente são diferentes. Ao analisar quanto custa registrar uma marca no INPI, você vai encontrar o preço de cada procedimento, como, por exemplo, as taxas de depósito, de concessão, etc. Por trás da despesa, estará o valor imensurável que uma marca registrada proporciona para qualquer empresa.
Então, se alguém te der uma resposta objetiva sobre quanto custa registrar uma marca no INPI sem antes avaliar o seu caso de maneira minuciosa, estará de fato apenas te passando o preço. O valor, que é o mais importante, não estará garantido.
Mas, tenha calma, vamos explicar isso melhor.
O processo de registro de marca é extremamente complexo e exige uma abordagem personalizada. Então, é necessário que se faça uma avaliação completa e detalhada de cada caso antes de responder quanto custa registrar uma marca no INPI.
E sabe por quê?
Porque o objetivo final é a concessão do registro. Sem o aprofundamento adequado do seu caso, há um grande risco de o pedido ser indeferido.
Os examinadores do INPI são muito rigorosos na avaliação de um pedido de registro. Portanto, é fundamental contar com um suporte especializado que mergulhe na sua demanda e estude todos os detalhes para entender o seu objetivo como empresa, antes de dizer quanto custa registrar uma marca no INPI.
Precisa
de ajuda?
Nossa equipe está sempre pronta para te ajudar.
A importância de avaliar cada marca de forma personalizada
Como descrito acima, antes de submeter ao INPI um pedido de registro de marca é essencial entender que não há um único item avaliado pelos examinadores que seja padrão. Pelo contrário, cada tipo de negócio ou de marca deve atender a diferentes requisitos.
Qualquer falha na documentação, na elaboração do pedido ou no atendimento aos prazos estabelecidos, pode acabar com uma solicitação de registro indeferida. Entende como pode ser precipitado falar quanto custa registrar uma marca no INPI sem antes estudar cada caso e adotar medidas estratégicas exclusivas para ficar mais perto da marca registrada?
Entre os diversos requisitos para o INPI conceder uma marca, estão:
- A exigência de exclusividade
Não pode haver outra marca igual ou semelhante à sua dentro do mesmo segmento comercial. Para garantir essa certeza, é preciso fazer uma busca de anterioridade criteriosa e detalhada. - Escolha correta da classificação
A definição correta da classe de produtos ou serviços, conforme a classificação de nice é essencial para garantir a proteção adequada da marca. - Definição certa do tipo de marca
Marcas nominativas, figurativas, mistas ou tridimensionais possuem requisitos específicos, exigindo cuidado na apresentação dos elementos gráficos ou textuais. - Distintividade de concorrentes
O nome ou símbolo deve ser suficientemente original para evitar conflitos com marcas genéricas, descritivas ou de uso comum, bem como a concorrência desleal. - Documentação completa
Qualquer erro ou ausência de documentos específicos do seu pedido pode resultar no indeferimento do pedido, especialmente após o não atendimento a exigências formais. - Respeito aos prazos
O INPI impõe prazos rigorosos para respostas a exigências e recursos, e a perda desses prazos pode levar ao arquivamento do processo.
Esses são só alguns dos principais detalhes levados em consideração em um pedido de registro. Ou seja, com tantos critérios que exigem uma análise personalizada, está bem claro por que é arriscado falar quanto custa registrar uma marca no INPI sem antes conhecer tudo que envolve sua empresa.
Da despesa ao investimento: o valor do suporte especializado
Se você chegou até esse ponto do texto já percebeu que é mais importante entender o valor de uma marca registrada do que quanto custa registrar uma marca no INPI. Claro que é preciso saber o preço, mas acima de tudo, entender que o processo de registro é um investimento estratégico que trará um retorno praticamente incalculável – e não uma mera despesa.
Então, ao investir no futuro do seu negócio para alcançar a tão sonhada marca registrada, não pode haver erros. Você deve contar com um suporte especializado que priorize o sucesso da sua marca, e não apenas a conclusão de um processo, limitado à resposta de quanto custa registrar uma marca no INPI.
A VILAGE Marcas e Patentes, por exemplo, tem um histórico de mais de 77 mil marcas registradas e nunca trabalhou com pacotes pré-definidos.
Sabe por quê? A gente acredita que cada marca é única!
Antes de explicar quanto custa registrar uma marca no INPI, buscamos entender a fundo as suas necessidades, desafios e objetivos. É exatamente essa abordagem personalizada que nos permite traçar uma estratégia sob medida para aproximar seu negócio da marca registrada.
De que adianta saber prévia e aleatoriamente quanto custa registrar uma marca no INPI se durante o processo podem surgir obstáculos que darão outras despesas por falta de planejamento e conhecimento técnico?
Então, dê valor ao seu investimento. Entre em contato com a VILAGE. Você verá que credibilidade, respeito e confiança não têm preço.