Quando uma empresa ou um profissional se lança no mercado, uma das etapas que sempre deve ser bem pensada é a marca. É ela que vai fazer o cliente identificar o seu produto ou serviço no meio da concorrência. Agora já pensou você captar milhares de clientes com sua marca e depois perdê-la? Por isso, proteger esse símbolo é fundamental para a vida da empresa. E a maneira de se fazer isso é com o registro da marca.
Além disso, com o avanço do mundo digital, outra proteção passou a ser vital: o registro de domínio, ou seja, da identificação da empresa na internet.
Mas, afinal, qual a diferença entre registro de marca x registro de domínio? Como fazer esses registros e por onde começar? Continue a leitura que vamos te explicar e deixar clara a importância de ambos os registros!
O que é registro de marca?
A marca é como se fosse a identidade de uma pessoa: cada um deve ter a sua e é preciso ter um registro sobre isso, como o RG. O registro da marca assegura o direito de propriedade e o uso exclusivo dela para uma pessoa ou empresa em todo território nacional. Para conseguir isso, é preciso fazer um pedido junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
A marca pode incluir o nome, assim como o logotipo. O pedido de registro segue alguns critérios estipulados pelo INPI, tais como: .
- A marca deve ser original no setor escolhido para o registro;
- O requerente tem de atuar de modo legal na atividade comercial que escolheu;
- Não se pode imitar ou reproduzir, no todo ou em parte, marca alheia registrada.
Não registrar uma marca pode trazer problemas sérios, como perdê-la para uma outra pessoa. Afinal de contas, terceiros podem fazer uso da sua marca e registrá-la antes de você. Com o registro, você tem toda a proteção em caso de plágio ou cópia da sua marca.
Vale mencionar que registrar a marca é um processo difícil para quem não é da área e não está familiarizado com os procedimentos do registro. Por isso, encontrar uma empresa de confiança dá tranquilidade para você focar em outras questões da empresa.
A VILAGE Marcas e Patentes conta com uma equipe formada por mais de 95 profissionais especializados e tem como missão proteger a propriedade intelectual dos clientes. Com uma empresa especializada, o empreendedor sabe quanto vai gastar e o tempo que irá demorar todo o processo, sem ter que se preocupar com inúmeras burocracias.
Registro da marca: passo a passo
Como já dissemos, fazer o processo de registro sozinho pode ser penoso, ainda mais se não tiver conhecimento. O registro é feito em várias etapas e o processo pode ser bem longo se for feito por pessoas sem experiência. Mas é sempre importante se atentar a alguns passos para garantir que o registro seja aceito pelo INPI. Veja quais são eles:
- Verifique se a marca já foi registrada: não pode haver duas marcas na mesma classe. Então, caso já exista uma marca igual a sua, é preciso investigar se ela está na mesma classe de produtos ou serviços a sua;
- Natureza da marca: que tipo de produto ou serviço a sua marca oferece? Tudo isso precisa estar discriminado;
- Defina a sua classe: o empreendedor precisa escolher a classe que vai ocupar na Classificação Internacional de Produtos e Serviços adotada pelo INPI;
- Pedido do INPI: com tudo isso feito, para fazer o pedido efetivamente é preciso pagar as taxas e estar realmente habilitado.
O que é registro de domínio?
O registro do domínio é a garantia de proteção da marca no mundo virtual. O domínio é o que vem depois do “www” em um site, mas também é importante para outros itens, como usar e-mails corporativos. Nessas horas, ter uma marca com nome curto e direto é mais fácil para falar e para fazer divulgações.
Há vários sites que informam se o seu domínio já existe, os quais, também, também fazem a hospedagem dele. No Brasil quem é o responsável pelos registros de domínio é o Registro.br. Nele, você consegue consultar a disponibilidade do domínio desejado.
Hoje, com o mundo virtual tão presente, se você está começando um negócio, talvez seja melhor iniciar o projeto verificando se o domínio já existe. Não adianta pensar em um nome perfeito para a empresa e o domínio já ser de outra pessoa.
Mas se isso acontecer, uma saída pode ser comprar o domínio (às vezes o dono atual está com ele inativo). Outra dica é estender um pouco o nome da marca no domínio. Um exemplo: no lugar de paesedoces.com.br, você pode tentar padariapaesedoces.com.br.
O registro de domínio é a etapa administrativa para a empresa garantir a propriedade do seu nome no site. De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, que aprovou a resolução para os registros, o nome de domínio disponível será concedido para o primeiro requerente que fizer o pedido.
O nome de domínio escolhido para registro deve seguir algumas regras como:
- Ter no mínimo 2 (dois) e no máximo 26 (vinte e seis) caracteres;
- Ser uma combinação de letras e números (a-z;0-9), hífen e os seguintes caracteres acentuados (à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç);
- Não ser constituído somente de números e não iniciar ou terminar por hífen.
Marca x domínio
Para deixar bem clara a diferença, o registro da marca é um processo para proteger a imagem da empresa e de seus produtos (nome, logotipo) em um determinado ramo de atividade, lhe garantindo o direito de uso exclusivo em todo território nacional
Já o registro do domínio é a maneira de você garantir sua presença e segurança da sua marca na internet. Isso porque o registro de um domínio é único e não pode haver dois iguais, mesmo que os ramos de atividades sejam diferentes. Se você tiver o domínio www.suaempresa.com, nenhuma outra pessoa poderá ter ou registrar este domínio.
Assim, podem existir duas marcas iguais registradas no INPI, para ramos de atividades distintos, mas somente um registro de domínio será possível de ser realizado.
Como dissemos, o registro da marca é feito pelo INPI. Já o registro do domínio pode ser registrado para pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ) estabelecidas no Brasil, e é realizado pelo Registro.BR.
Por mais que os registros da marca e domínio sejam feitos em órgãos diferentes é sempre importante verificar se ambos estão disponíveis, fazendo uma pesquisa antes com ajuda de um profissional da área. Assim, você proteger sua marca e o investimento que fez nela.
Proteja seu patrimônio
Você criou uma marca há anos, hoje é forte no mercado e vende bem os produtos? Ou então, ao falar de um serviço o consumidor já se lembra da sua marca? Você investiu tempo e dinheiro para isso e não pode perdê-la do dia para a noite. Por isso, é importante proteger a sua marca.
E lembre-se: registrar um domínio é fundamental para a presença digital da marca, pois é por meio dele que se terá acesso ao site e aos e-mails da empresa. Afinal de contas, ao ter um e-mail @suaempresa.com.br, você agrega ainda mais valor para a sua empresa.
Além disso, quando você usa um e-mail com sua marca, seu cliente vai saber que você tem um site com mais informações de seus produtos ou serviços.
A VILAGE tem um time formado por biólogos, químicos, farmacêuticos, físicos, analistas de sistemas, programadores, matemáticos, engenheiros mecânicos, elétricos e hidráulicos, desenhistas e publicitários. Todos são especialistas em propriedade intelectual.
Temos mais de 20 escritórios em todas as regiões do Brasil, isso faz com que nossos consultores conheçam e dominem as particularidades de suas regiões, proporcionando para os clientes, ações únicas, adaptadas e direcionadas.
Se você está abrindo uma empresa, ou então, nunca pensou em registrar sua marca e quer fazer isso por segurança, entre em contato conosco pelo nosso formulário que vamos te ajudar nessa missão.