TRIZ – A ferramenta para solução criativa de problemas e inovação

A ferramenta TRIZ é muito útil no desenvolvimento de produtos, design e gerenciamento de processos. Continue a leitura e saiba como usá-la para melhoria de processos.

TRIZ é o acrônimo do termo russo “Theory of Inventive Problem Solving”, uma metodologia criada e desenvolvida na antiga União Soviética entre 1946 e 1985 pelo engenheiro e cientista Genrich S. Altshuller e seus colaboradores.

De acordo com o TRIZ, princípios universais da criatividade formam a base da inovação. a TRIZ identifica e codifica estes princípios e usa-os para tornar o processo criativo mais previsível.

Em outras palavras, seja qual for o problema a resolver, alguém em algum lugar já resolveu o mesmo problema ou um bem similar. A solução criativa é justamente encontrar esta solução e adaptar ao seu problema.

A TRIZ é muito útil no desenvolvimento de produtos, design e gerenciamento de processos. O Six Sigma frequentemente utiliza-se do TRIZ para melhoria de processos.

Ferramentas principais do TRIZ

1- Generalização de problemas e soluções

  • Problemas e soluções repetem-se em vários campos da indústria e da ciência. Representar um problema como CONTRADIÇÃO é a forma mais eficaz de prever uma solução criativa para o problema;
  • O padrão de evolução técnica tende a repetir-se em todos os campos;
  • A inovação criativa frequentemente usa os efeitos científicos de um campo de pesquisa diferente de onde são aplicados.

2- Eliminando a contradição

A TRIZ aponta 2 tipos de contradição:

1- Contradição técnica

Clássicos “trade-off´s” de engenharia, onde você não pode atingir o resultado desejado porque algo no seus sistema não permite. Em outras palavras, quando algo melhora, algo automaticamente piora.

  • Quando um produto fica mais resistente, seu peso aumenta;
  • Quando é benéfico treinar funcionários, porém quanto mais treinamento mais eles se ausentam dos seus postos de trabalho.

2- Contradições físicas ou intrínsecas

  • Um software deve ser completo e com muitas funções embarcadas, porém simples de aprender e operar;
  • Café deve ser quente para ser agradável, porém frio para não queimar o consumidor;
  • O colchão deve ser duro para que o usuário não afunde, porém mole para que seja confortável.

5 técnicas principais do TRIZ

A TRIZ possui uma série de técnicas por trás dos princípios descritos anteriormente. Algumas das principais são:

  • Lei da Idealidade: qualquer sistema tende a ficar mais confiável ao decorrer da sua vida através de melhoria constante;
  • Modelagem funcional, análise e ajustes: não difere muito de ferramentas conhecidas como Ishikawa e PDCA;
  • Identificar Zonas de Conflito: conhecido em outros métodos como Análise de Causa Raiz
  • Leis da Evolução Técnica e Predição da Tecnologia: separação da evolução tecnológica por demanda, função e sistemas;
  • 76 soluções padrão: talvez uma das mais interessantes ferramentas, trata-se de uma lista de soluções físicas padrão para problemas gerais mais comuns. Pode servir de inspiração e trazer luz a um problema que parecia inicialmente insolúvel.

Dependendo do tipo de problema, podem ser usadas uma ou mais ferramentas do TRIZ, porém sempre usando os princípios básicos:

  1. 1- Definir o seu problema;
  2. 2- Encontrar um problema TRIZ generalizado que melhor defina-o;
  3. 3- Encontrar a solução generalizada;
  4. Adaptar a solução generalizada para que solucione o seu problema específico.

A TRIZ portanto acredita que nada se cria, tudo de copia. Ou adapta. Salvo raros casos de inovação disruptiva e descoberta científica, de fato as soluções mais frequentes são adaptações e modificações de soluções antigas a problemas antigos, porém de um jeito novo.

Você tem uma ideia para resolver um problema real, mas não tem toda a expertise necessária para elaborar e detalhar o seu projeto e posteriormente registrar a patente e levá-la adiante? Nossa equipe pode te ajudar! Contamos com um time competente e experiente na área de Engenharia de Desenvolvimento de Produtos que poderá ajudar a aprimorar a sua ideia e a transformá-la em realidade. Desde o briefing, passando pelo projeto feito em sistema CAD até a prototipagem, temos uma estrutura completa para te auxiliar.

A VILAGE está presente em vários escritórios no Brasil e no exterior. Entre em contato com a gente para ajudar na missão de proteger a sua imagem e da sua empresa!

Texto por: Alexandre Alcaraz (Head de Desenvolvimento de Produtos – VILAGE Marcas e Patentes).

Artigos Relacionados

Design thinking

Design thinking: o impacto desta metodologia nos negócios...

Ver Publicação
Desenvolvimento de produto

5 passos essenciais para o desenvolvimento de produto

Ver Publicação