Você sabe como o registro de marca gera lucro para a empresa?

Confira, no texto a seguir, dicas de como registro de marca gera lucro de diferentes maneiras para a sua empresa.

Registro de marca gera lucro

Você já parou para pensar como o registro de marca gera lucro para a empresa?

Afinal, você já sabe que contar com um especialista em registro de marca é importante para proteger a propriedade intelectual do seu negócio. Ou seja, ninguém pode usar o nome da sua empresa sem sua permissão.

Porém, muitos gestores ainda veem esta preocupação como uma simples despesa. Isso é compreensível, pois não é tão óbvio, nem intuitivo que o registro de marcas, na verdade, é algo que pode gerar lucro.

Então, se você quer saber como registro de marca gera lucro, continue lendo o post e entenda algumas das maneiras de levar esse retorno para a sua empresa.

Como o registro de marca gera lucro através dos royalties?

Uma das formas como a sua empresa pode crescer é por meio da expansão de franquias. Neste caso, outros empreendedores usam sua marca registrada para abrir uma loja, aproveitando a sua capacidade de ser reconhecida.

Porém, para isso é preciso ter uma marca registrada de modo que a mesma possa ser concedida.

Mesmo se o seu objetivo imediato não for estabelecer uma franquia, os royalties podem vir de outra forma. Este é o valor pago a sua empresa por qualquer pessoa, física ou jurídica, que for usá-la.

Por exemplo, é comum investidores cobrirem royalties, o que significa que é uma forma de recolher capital para sua empresa crescer.

Também é muito comum de ser usada como remuneração de certas tecnologias.

Enfim, os royalties são uma das formas mais interessantes de uma empresa ganhar dinheiro ou captar recursos, apenas com um investimento na marca.

Aumenta o patrimônio da empresa

Outra forma como o registro de marca pode trazer retorno para sua empresa é através do aumento do patrimônio do negócio. Mesmo se você não for vender a sua empresa, quanto mais valiosa ela for, melhor será por diversos motivos.

Primeiro, é mais valiosa, mais uma vez, para os investidores. Ao apresentar o seu pitch, você tem mais propriedade apresentando um valor mais alto por conta de ter uma marca registrada. As ações, caso a empresa opere na bolsa, também aumentam quando a marca é registrada.

O valor intrínseco da marca no preço dos produtos

Por fim, a marca registrada gera mais lucro simplesmente pelo valor intrínseco associado a uma marca.

O trabalho de branding ou da criação da reputação da marca, envolve a associação de valores positivos à marca perante o público.

Por exemplo, um produto de qualidade, um bom serviço, um atendimento eficiente e diversos outros.

Essa qualidade de marca se reflete no preço dos produtos. Ou seja, quando o público reconhece a sua marca como algo de confiança e qualidade, está disposto a pagar a mais por isso.

Não é à toa que tantas empresas investem muito dinheiro na construção da marca. Contudo, não é preciso ser uma grande multinacional para fazer isso. Com as redes sociais, qualquer empresa pode investir em construir uma grande marca, registrá-la e lucrar com isso.

Conclusão

Ficou mais claro como o registro de marcas gera lucro para a empresa?

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira as principais dúvidas sobre registro de marca.

Além disso, você pode entrar em contato direto com um consultor da VILAGE. Aproveite a oportunidade para proteger sua marca e gerar ainda mais lucro!

Artigos Relacionados

Aguardando prazo de apresentação de oposição

Aguardando prazo de apresentação de oposição: o que signi...

Ver Publicação
Deferimento de marca

Deferimento de marca: como conseguir a aprovação no INPI?...

Ver Publicação