Valuation

É fundamental entender o valor da sua empresa, da sua marca ou da sua patente para traçar todos os passos com mais segurança.

Introdução

Você sabe exatamente quanto vale sua empresa, sua marca, sua patente ou sua participação societária em cada uma delas? Se a sua resposta for “não”, respire fundo e não se desespere. Você não é o único (a)! No Brasil, aproximadamente 98% dos empreendedores não sabem o valor do próprio negócio.

O simples fato de você estar aqui, lendo esse texto já mostra que tem o desejo de se tornar uma exceção a essa regra preocupante. Saber o quanto vale uma empresa, marca ou patente é fundamental para que cada um dos seus passos seja muito bem planejado, garantindo um mínimo de segurança financeira e jurídica.

E como isso é possível? Por meio de um complexo cálculo, chamada Valuation.

Essa expressão é muito conhecida no mundo dos negócios, mas nem sempre compreendida da maneira correta. Por isso, contar com um suporte profissional especializado na hora de determinar a valuation de sua empresa, marca ou patente é uma medida mais do que inteligente. É necessária!

Então, acompanhe abaixo a apresentação do nosso serviço de Valuation, uma das mais completas e eficientes soluções da VILAGE.

O que é Valuation?

Valuation é um termo em inglês que significa “avaliação”. No contexto dos negócios, é um processo que determina o valor econômico de um ativo, seja ele uma empresa, marca, patente ou outro tipo de bem.

Essa atividade busca o valor justo baseando-se no cálculo dos ativos, passivos, receitas e despesas, sem desprezar outros indicadores financeiros e operacionais para chegar a um resultado preciso.

Para você entender melhor, em nosso processo de Valuation, todos os aspectos de um negócio são avaliados minuciosamente a partir de dados objetivos, proporcionando uma visão mais clara do valor justo deste empreendimento.

A importância da Valuation nos dias atuais

Levando em conta o dado recente de que 98% dos empreendedores não sabem com precisão qual o valor de seus negócios, alguém pode imaginar que a valuation não é tão necessária assim. Mas a realidade do mercado global mostra exatamente o contrário.

Sem informações confiáveis sobre qualquer tipo de negócio, muitas vezes os investidores e donos de qualquer ativo têm interpretações diferentes sobre o valor de suas participações e, invariavelmente, as discussões terminam na Justiça.

Por isso, nos dias atuais, a valuation se tornou uma ferramenta essencial no cenário de negócios, que é cada vez mais competitivo e exigente.

A valuation é muito importante justamente porque fornece uma avaliação precisa e bem fundamentada do valor de um negócio. E isso permite que empresários, investidores e gestores tomem decisões mais certeiras. Da mesma maneira, A valuation contribui para atrair investimentos, negociar fusões e aquisições, e até mesmo para definir estratégias de crescimento e expansão.

Ou seja, valuation é um processo essencial no mundo dos negócios e abrange não só os ativos tangíveis, como uma empresa e seus equipamentos e bens, mas também os intangíveis, como marcas e patentes.

Então, se você quer reduzir riscos e aproveitar melhor as oportunidades de negócios, a valuation é o caminho mais seguro.

Valuation de empresas

Valuation de empresa é fundamental para avaliar o valor de uma companhia. Independentemente do momento do seu negócio, contar com esse serviço da VILAGE vai permitir uma gestão mais fluida e sólida.

Com a valuation de empresa, você terá métricas objetivas que serão extremamente úteis em situações futuras ou até mesmo para determinar o que deve ser feito no presente.

Portanto, a valuation avalia valores e fornece informações para todas as decisões empresariais, como por exemplo:

  • Entrada ou saída de um sócio
    Quando um sócio entra ou sai, é essencial saber o valor exato da participação para que todos os envolvidos estejam cientes do que está sendo negociado. Isso evita conflitos e assegura que o preço pago ou recebido seja justo com os valores de mercado.

  • Divisão societária
    Em casos de divisão societária, a valuation auxilia na determinação do valor dos ativos e passivos que serão partilhados entre os sócios. Desta maneira, é possível ter uma divisão mais confiável, transparente e que reflita o valor real de cada parte da empresa.

  • Fusão de empresas
    Neste tipo de operação, a valuation é indispensável! Como determinar as condições da fusão sem avaliar o valor das empresas envolvidas? Nosso processo analisa tudo e permite ter dados seguros, por exemplo, da proporção de troca de ações.

  • Compra ou venda de empresas
    Com nosso serviço de valuation, você garante uma base sólida de informações para esses tipos de negociação. Além de ter o valor justo da companhia, nossa avaliação leva mais confiança para todas as partes envolvidas no negócio.

     

  • Captação de recursos
    Para atrair investimentos ou conseguir financiamento, é necessário ter uma valuation precisa que demonstre o valor e o potencial de crescimento da empresa. Quem investe e financia um negócio utiliza essa informação para avaliar os riscos e oportunidades.

  • Decisões estratégias
    A valuation também serve como uma ferramenta de gestão. Afinal, fornece o valor atual da empresa e identifica áreas que precisam de melhoria a partir das métricas. Então, nosso processo de valuation pode indicar caminhos para ampliar a empresa ou explorar novos mercados.

Principais métodos de Valuation

Os métodos utilizados na valuation variam de acordo com o objetivo da avaliação. Cada tipo tem um foco, respeitando suas premissas. Veja abaixo os principais métodos utilizados atualmente.

  • Fluxo de Caixa Descontado (DCF)
    É amplamente utilizado. Esse método projeta os fluxos de caixa futuros da empresa e os desconta do valor presente, utilizando uma taxa de desconto que reflete o risco associado.

  • Múltiplos de Mercado
    Compara a empresa com outras similares que já têm seu valor de mercado estabelecido. Para isso, utiliza múltiplos financeiros, como P/E (Preço sobre Lucro), EV/EBITDA (Valor da Empresa sobre Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), entre outros. É útil para obter uma estimativa rápida baseada em benchmarks de mercado.

  • Método de Avaliação Contábil (valor patrimonial)
    Baseia-se nos valores contábeis registrados no balanço patrimonial da empresa, considerando o valor dos ativos e passivos. Este método é mais simples.

Vale destacar que esses são os principais métodos, não os únicos. E a VILAGE analisa a melhor estratégia de forma personalizada, atendendo à necessidade específica de cada cliente.

Valuation de Marcas

Entrando na esfera dos ativos intangíveis, a VILAGE oferece a valuation de marca, um serviço tão essencial para o sucesso de um negócio, quanto o próprio registro da propriedade no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Como um ativo intangível, a marca representa uma parte significativa do valor total de uma empresa. Ao contrário de ativos tangíveis como imóveis ou equipamentos, o valor de uma marca está totalmente ligado à percepção do mercado, à fidelidade dos clientes e ao reconhecimento que ela possui publicamente.

Por isso, a valuation de uma marca é um processo complexo e delicado, que exige amplo conhecimento técnico e experiência para avaliar as especificidades desse tipo de ativo.

O que influencia no valor da marca?

Quando se fala em valuation de marca, é preciso levar em conta 3 fatores que impactam diretamente na avaliação:

  • Proteção da marca
    Garantir que a marca esteja registrada no INPI e protegida contra o uso indevido por terceiros preserva sua exclusividade e evita prejuízos, aumentando a confiança dos consumidores e o valor da marca.
  • Inovação
    Introduzir novos produtos, serviços ou melhorias ajuda a manter a marca relevante e competitiva. Consequentemente, isso atrai mais clientes e melhora seu valor no mercado.
  • Investimento em marketing
    A marca pode ser mais forte também por meio de campanhas de marketing. Essa estratégia costuma ampliar o reconhecimento junto a consumidores e investidores.
Informações levantadas na valuation de marca

A VILAGE tem a expertise na valuation de marcas e faz a avaliação do valor da marca, trazendo informações seguras para o uso em situações contábeis (atualização de valor após aumento do patrimônio líquido), jurídicas (garantia não onerosa em disputas judiciais), processos de licenciamento ou franquias, gestão de marketing e garantia em operações financeiras.

Nosso serviço de valuation também contribui para o gestor ou empreendedor conhecer o valor e o percentual de participação da marca em relação ao valor total da empresa, com uma demonstração clara do impacto e da contribuição da marca na venda de produtos e serviços.

Outro ponto importante é que nossa valuation examina como sua marca se posiciona em relação aos concorrentes, considerando fatores como participação de mercado, inovação e capacidade de adaptação às mudanças no segmento. Uma posição competitiva forte pode indicar um valor de marca mais elevado.

Valuation de Patentes

A valuation de patente é outro diferencial dos serviços oferecidos pela VILAGE. Com aspectos bem semelhantes aos da marca, este ativo também precisa ter a avaliação do seu valor econômico, seja ele uma patente de invenção ou de modelo de utilidade.

O processo conduzido pela VILAGE proporciona uma visão bem abrangente e detalhada para facilitar negociações de licenciamento, venda ou investimento. Ou seja, nossa avaliação oferece uma base sólida para decisões estratégicas, como captar recursos e explorar oportunidades de mercado.

Informações levantadas na valuation de patente

Quando se busca investimento, parcerias ou desenvolvimento de uma invenção, é preciso ter todas as informações detalhadas, além de garantir a proteção deste ativo com o registro no INPI.

A VILAGE disponibiliza toda a sua experiência neste segmento para avaliar a capacidade da patente de gerar receitas futuras. E como fazemos isso? Considerando a demanda de mercado, a aplicabilidade da invenção e o potencial de comercialização.

Nosso processo de valuation analisa se a patente pode ser licenciada ou utilizada para criar produtos e serviços que gerem receita significativa ao longo do tempo, bem como o valor total da patente.

É um verdadeiro mergulho na patente, buscando dados objetivos desde os primeiros investimentos feitos no desenvolvimento da invenção – incluindo despesas com pesquisa, prototipagem, testes e aperfeiçoamentos. Desta maneira, contabilizamos tudo que foi investido e, de olho nas métricas e projeções, alcançamos o valor justo da patente.

Quando usar a valuation de patente

Como já descrevemos antes, a valuation de patente é útil em diversos aspectos, que vão além de simplesmente determinar o valor deste ativo.

Esse tipo de avaliação é útil, por exemplo, para o registro contábil de ativos intangíveis. Na prática, permite que as patentes sejam avaliadas e refletidas corretamente no balanço patrimonial.

Com o valor das patentes definido, fica mais seguro calcular as taxas de royalties apropriadas em possíveis contratos de licenciamento.

Outro aspecto em que a avaliação da VILAGE contribui é na obtenção de financiamento. Por exemplo, a patente pode ser usada como garantia para obter empréstimos ou financiamentos. A valuation ajuda a determinar o valor que pode ser utilizado e dá mais confiança à operação.

Por que escolher a VILAGE para fazer sua valuation?

Hoje em dia, qualquer diferencial que você tiver em seu empreendimento pode ser determinante para o seu sucesso. Basta olhar o cenário de negócios cada vez mais competitivo que vivenciamos não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

A valuation é uma aliada de qualquer negócio. É fundamental entender o valor da sua empresa, da sua marca ou da sua patente para traçar todos os passos com mais segurança. Afinal, isso vai garantir uma avaliação precisa e confiável para a tomada de decisões estratégicas.

A VILAGE é a parceira que transforma sonhos em realidade porque oferece uma consultoria completa, com suporte personalizado em todos os processos de valuation, assegurando que cada etapa seja conduzida com a máxima atenção aos detalhes.

E como a gente pode garantir isso? Bom, em primeiro lugar, destacamos nossa equipe altamente experiente e qualificada, composta por especialistas que dominam avaliações de valor de empresas, marcas e patentes.
Além disso, também utilizamos ferramentas tecnológicas que permitem uma análise minuciosa e precisa, desde a coleta de dados até a interpretação dos resultados.

A VILAGE tem uma trajetória de décadas contribuindo para o sucesso de empresas dentro e fora do Brasil. Nosso compromisso é proporcionar um serviço que não só atenda às suas expectativas, mas que também ofereça dicas valiosas para impulsionar o valor do seu ativo.

Com a nossa consultoria, você pode confiar que cada aspecto do valuation será abordado com rigor e compromisso, garantindo uma avaliação que realmente reflete o valor real e o potencial do seu negócio.

Garanta essa segurança para o seu ativo. Conte com a VILAGE!

Perguntas frequentes

Valuation (ou avaliação, em português) é o processo que determina o valor justo de uma empresa, marca ou patente.

Fazer valuation do seu ativo é essencial para ter uma visão clara do valor real dele. Isso embasa tomadas de decisões, como venda ou licenciamento.

Os métodos mais comuns incluem o Fluxo de Caixa Descontado (DCF), Múltiplos de Mercado e Avaliação por Custo de Substituição.

A valuation de marcas mede o impacto financeiro da marca, considerando fatores como reconhecimento de mercado e lealdade do consumidor.

A valuation de patentes identifica o valor real de uma invenção, essencial para negociação de licenças, captação de recursos ou venda do ativo.

O custo varia conforme a complexidade do ativo e a metodologia utilizada. Consulte a nossa equipe para uma estimativa precisa.

O prazo depende da complexidade do ativo, variando de algumas semanas a alguns meses. Avaliamos caso a caso.

O laudo deve incluir a descrição do ativo, metodologia aplicada, premissas utilizadas, análise dos fatores de mercado, estimativa do valor e conclusões detalhadas.

Veja também

Monitoramento Tecnológico

Monitoramento Tecnológico

Registro de Desenho Industrial

Registro de Desenho Industrial

Registro de Indicação Geográfica

Registro de Indicação Geográfica

Registro de Patente

Registro de Patente

Registro de Marca

Registro de Marca

Marcas à Venda

Marcas à Venda

Depoimentos

Conheça nossos escritórios

Atuamos em todo o Território Nacional através dos nossos 30 escritórios, além de nossas sedes nos EUA, China e Alemanha.

Blog VILAGE

Conheça mais sobre Registro de Marcas, Patentes e diversos outros assuntos, em nossos artigos escritos por profissionais especializados.