Valuation
Proteja Sua Empresa Agora Mesmo
Introdução
Você sabe exatamente quanto vale sua empresa, sua marca, sua patente ou sua participação societária em cada uma delas? Se a sua resposta for “não”, respire fundo e não se desespere. Você não é o único (a)! No Brasil, aproximadamente 98% dos empreendedores não sabem o valor do próprio negócio.
O simples fato de você estar aqui, lendo esse texto já mostra que tem o desejo de se tornar uma exceção a essa regra preocupante. Saber o quanto vale uma empresa, marca ou patente é fundamental para que cada um dos seus passos seja muito bem planejado, garantindo um mínimo de segurança financeira e jurídica.
E como isso é possível? Por meio de um complexo cálculo, chamada Valuation.
Essa expressão é muito conhecida no mundo dos negócios, mas nem sempre compreendida da maneira correta. Por isso, contar com um suporte profissional especializado na hora de determinar a valuation de sua empresa, marca ou patente é uma medida mais do que inteligente. É necessária!
Então, acompanhe abaixo a apresentação do nosso serviço de Valuation, uma das mais completas e eficientes soluções da VILAGE.
O que é Valuation?
Valuation é um termo em inglês que significa “avaliação”. No contexto dos negócios, é um processo que determina o valor econômico de um ativo, seja ele uma empresa, marca, patente ou outro tipo de bem.
Essa atividade busca o valor justo baseando-se no cálculo dos ativos, passivos, receitas e despesas, sem desprezar outros indicadores financeiros e operacionais para chegar a um resultado preciso.
Para você entender melhor, em nosso processo de Valuation, todos os aspectos de um negócio são avaliados minuciosamente a partir de dados objetivos, proporcionando uma visão mais clara do valor justo deste empreendimento.
A importância da Valuation nos dias atuais
Levando em conta o dado recente de que 98% dos empreendedores não sabem com precisão qual o valor de seus negócios, alguém pode imaginar que a valuation não é tão necessária assim. Mas a realidade do mercado global mostra exatamente o contrário.
Sem informações confiáveis sobre qualquer tipo de negócio, muitas vezes os investidores e donos de qualquer ativo têm interpretações diferentes sobre o valor de suas participações e, invariavelmente, as discussões terminam na Justiça.
Por isso, nos dias atuais, a valuation se tornou uma ferramenta essencial no cenário de negócios, que é cada vez mais competitivo e exigente.
A valuation é muito importante justamente porque fornece uma avaliação precisa e bem fundamentada do valor de um negócio. E isso permite que empresários, investidores e gestores tomem decisões mais certeiras. Da mesma maneira, A valuation contribui para atrair investimentos, negociar fusões e aquisições, e até mesmo para definir estratégias de crescimento e expansão.
Ou seja, valuation é um processo essencial no mundo dos negócios e abrange não só os ativos tangíveis, como uma empresa e seus equipamentos e bens, mas também os intangíveis, como marcas e patentes.
Então, se você quer reduzir riscos e aproveitar melhor as oportunidades de negócios, a valuation é o caminho mais seguro.
Valuation de empresas
Valuation de empresa é fundamental para avaliar o valor de uma companhia. Independentemente do momento do seu negócio, contar com esse serviço da VILAGE vai permitir uma gestão mais fluida e sólida.
Com a valuation de empresa, você terá métricas objetivas que serão extremamente úteis em situações futuras ou até mesmo para determinar o que deve ser feito no presente.
Portanto, a valuation avalia valores e fornece informações para todas as decisões empresariais, como por exemplo:
Entrada ou saída de um sócio
Quando um sócio entra ou sai, é essencial saber o valor exato da participação para que todos os envolvidos estejam cientes do que está sendo negociado. Isso evita conflitos e assegura que o preço pago ou recebido seja justo com os valores de mercado.- Divisão societária
Em casos de divisão societária, a valuation auxilia na determinação do valor dos ativos e passivos que serão partilhados entre os sócios. Desta maneira, é possível ter uma divisão mais confiável, transparente e que reflita o valor real de cada parte da empresa. - Fusão de empresas
Neste tipo de operação, a valuation é indispensável! Como determinar as condições da fusão sem avaliar o valor das empresas envolvidas? Nosso processo analisa tudo e permite ter dados seguros, por exemplo, da proporção de troca de ações. - Compra ou venda de empresas
Com nosso serviço de valuation, você garante uma base sólida de informações para esses tipos de negociação. Além de ter o valor justo da companhia, nossa avaliação leva mais confiança para todas as partes envolvidas no negócio. - Captação de recursos
Para atrair investimentos ou conseguir financiamento, é necessário ter uma valuation precisa que demonstre o valor e o potencial de crescimento da empresa. Quem investe e financia um negócio utiliza essa informação para avaliar os riscos e oportunidades. - Decisões estratégias
A valuation também serve como uma ferramenta de gestão. Afinal, fornece o valor atual da empresa e identifica áreas que precisam de melhoria a partir das métricas. Então, nosso processo de valuation pode indicar caminhos para ampliar a empresa ou explorar novos mercados.
Principais métodos de Valuation
Os métodos utilizados na valuation variam de acordo com o objetivo da avaliação. Cada tipo tem um foco, respeitando suas premissas. Veja abaixo os principais métodos utilizados atualmente.
- Fluxo de Caixa Descontado (DCF)
É amplamente utilizado. Esse método projeta os fluxos de caixa futuros da empresa e os desconta do valor presente, utilizando uma taxa de desconto que reflete o risco associado. - Múltiplos de Mercado
Compara a empresa com outras similares que já têm seu valor de mercado estabelecido. Para isso, utiliza múltiplos financeiros, como P/E (Preço sobre Lucro), EV/EBITDA (Valor da Empresa sobre Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), entre outros. É útil para obter uma estimativa rápida baseada em benchmarks de mercado. - Método de Avaliação Contábil (valor patrimonial)
Baseia-se nos valores contábeis registrados no balanço patrimonial da empresa, considerando o valor dos ativos e passivos. Este método é mais simples.
Vale destacar que esses são os principais métodos, não os únicos. E a VILAGE analisa a melhor estratégia de forma personalizada, atendendo à necessidade específica de cada cliente.
Valuation de Marcas
Entrando na esfera dos ativos intangíveis, a VILAGE oferece a valuation de marca, um serviço tão essencial para o sucesso de um negócio, quanto o próprio registro da propriedade no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Como um ativo intangível, a marca representa uma parte significativa do valor total de uma empresa. Ao contrário de ativos tangíveis como imóveis ou equipamentos, o valor de uma marca está totalmente ligado à percepção do mercado, à fidelidade dos clientes e ao reconhecimento que ela possui publicamente.
Por isso, a valuation de uma marca é um processo complexo e delicado, que exige amplo conhecimento técnico e experiência para avaliar as especificidades desse tipo de ativo.
O que influencia no valor da marca?
Quando se fala em valuation de marca, é preciso levar em conta 3 fatores que impactam diretamente na avaliação:
- Proteção da marca
Garantir que a marca esteja registrada no INPI e protegida contra o uso indevido por terceiros preserva sua exclusividade e evita prejuízos, aumentando a confiança dos consumidores e o valor da marca. - Inovação
Introduzir novos produtos, serviços ou melhorias ajuda a manter a marca relevante e competitiva. Consequentemente, isso atrai mais clientes e melhora seu valor no mercado. - Investimento em marketing
A marca pode ser mais forte também por meio de campanhas de marketing. Essa estratégia costuma ampliar o reconhecimento junto a consumidores e investidores.
Informações levantadas na valuation de marca
A VILAGE tem a expertise na valuation de marcas e faz a avaliação do valor da marca, trazendo informações seguras para o uso em situações contábeis (atualização de valor após aumento do patrimônio líquido), jurídicas (garantia não onerosa em disputas judiciais), processos de licenciamento ou franquias, gestão de marketing e garantia em operações financeiras.
Nosso serviço de valuation também contribui para o gestor ou empreendedor conhecer o valor e o percentual de participação da marca em relação ao valor total da empresa, com uma demonstração clara do impacto e da contribuição da marca na venda de produtos e serviços.
Outro ponto importante é que nossa valuation examina como sua marca se posiciona em relação aos concorrentes, considerando fatores como participação de mercado, inovação e capacidade de adaptação às mudanças no segmento. Uma posição competitiva forte pode indicar um valor de marca mais elevado.
Valuation de Patentes
A valuation de patente é outro diferencial dos serviços oferecidos pela VILAGE. Com aspectos bem semelhantes aos da marca, este ativo também precisa ter a avaliação do seu valor econômico, seja ele uma patente de invenção ou de modelo de utilidade.
O processo conduzido pela VILAGE proporciona uma visão bem abrangente e detalhada para facilitar negociações de licenciamento, venda ou investimento. Ou seja, nossa avaliação oferece uma base sólida para decisões estratégicas, como captar recursos e explorar oportunidades de mercado.
Informações levantadas na valuation de patente
Quando se busca investimento, parcerias ou desenvolvimento de uma invenção, é preciso ter todas as informações detalhadas, além de garantir a proteção deste ativo com o registro no INPI.
A VILAGE disponibiliza toda a sua experiência neste segmento para avaliar a capacidade da patente de gerar receitas futuras. E como fazemos isso? Considerando a demanda de mercado, a aplicabilidade da invenção e o potencial de comercialização.
Nosso processo de valuation analisa se a patente pode ser licenciada ou utilizada para criar produtos e serviços que gerem receita significativa ao longo do tempo, bem como o valor total da patente.
É um verdadeiro mergulho na patente, buscando dados objetivos desde os primeiros investimentos feitos no desenvolvimento da invenção – incluindo despesas com pesquisa, prototipagem, testes e aperfeiçoamentos. Desta maneira, contabilizamos tudo que foi investido e, de olho nas métricas e projeções, alcançamos o valor justo da patente.
Quando usar a valuation de patente
Como já descrevemos antes, a valuation de patente é útil em diversos aspectos, que vão além de simplesmente determinar o valor deste ativo.
Esse tipo de avaliação é útil, por exemplo, para o registro contábil de ativos intangíveis. Na prática, permite que as patentes sejam avaliadas e refletidas corretamente no balanço patrimonial.
Com o valor das patentes definido, fica mais seguro calcular as taxas de royalties apropriadas em possíveis contratos de licenciamento.
Outro aspecto em que a avaliação da VILAGE contribui é na obtenção de financiamento. Por exemplo, a patente pode ser usada como garantia para obter empréstimos ou financiamentos. A valuation ajuda a determinar o valor que pode ser utilizado e dá mais confiança à operação.
Por que escolher a VILAGE para fazer sua valuation?
Hoje em dia, qualquer diferencial que você tiver em seu empreendimento pode ser determinante para o seu sucesso. Basta olhar o cenário de negócios cada vez mais competitivo que vivenciamos não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
A valuation é uma aliada de qualquer negócio. É fundamental entender o valor da sua empresa, da sua marca ou da sua patente para traçar todos os passos com mais segurança. Afinal, isso vai garantir uma avaliação precisa e confiável para a tomada de decisões estratégicas.
A VILAGE é a parceira que transforma sonhos em realidade porque oferece uma consultoria completa, com suporte personalizado em todos os processos de valuation, assegurando que cada etapa seja conduzida com a máxima atenção aos detalhes.
E como a gente pode garantir isso? Bom, em primeiro lugar, destacamos nossa equipe altamente experiente e qualificada, composta por especialistas que dominam avaliações de valor de empresas, marcas e patentes.
Além disso, também utilizamos ferramentas tecnológicas que permitem uma análise minuciosa e precisa, desde a coleta de dados até a interpretação dos resultados.
A VILAGE tem uma trajetória de décadas contribuindo para o sucesso de empresas dentro e fora do Brasil. Nosso compromisso é proporcionar um serviço que não só atenda às suas expectativas, mas que também ofereça dicas valiosas para impulsionar o valor do seu ativo.
Com a nossa consultoria, você pode confiar que cada aspecto do valuation será abordado com rigor e compromisso, garantindo uma avaliação que realmente reflete o valor real e o potencial do seu negócio.
Garanta essa segurança para o seu ativo. Conte com a VILAGE!
Perguntas frequentes
Valuation (ou avaliação, em português) é o processo que determina o valor justo de uma empresa, marca ou patente.
Fazer valuation do seu ativo é essencial para ter uma visão clara do valor real dele. Isso embasa tomadas de decisões, como venda ou licenciamento.
Os métodos mais comuns incluem o Fluxo de Caixa Descontado (DCF), Múltiplos de Mercado e Avaliação por Custo de Substituição.
A valuation de marcas mede o impacto financeiro da marca, considerando fatores como reconhecimento de mercado e lealdade do consumidor.
A valuation de patentes identifica o valor real de uma invenção, essencial para negociação de licenças, captação de recursos ou venda do ativo.
O custo varia conforme a complexidade do ativo e a metodologia utilizada. Consulte a nossa equipe para uma estimativa precisa.
O prazo depende da complexidade do ativo, variando de algumas semanas a alguns meses. Avaliamos caso a caso.
O laudo deve incluir a descrição do ativo, metodologia aplicada, premissas utilizadas, análise dos fatores de mercado, estimativa do valor e conclusões detalhadas.