
Pedido de patente arquivado: como agir para se proteger?
Saiba tudo que você precisa para evitar ter um pedido de patente arquivado e o que fazer para desarquivá-lo e dar andamento no processo no INPI.
Saiba tudo que você precisa para evitar ter um pedido de patente arquivado e o que fazer para desarquivá-lo e dar andamento no processo no INPI.
O sigilo de uma invenção é muito importante. Porém, se suas informações foram reveladas antes de protocolar o pedido de patente no INPI, há um dispositivo legal de proteção para o inventor: o período de graça. Entenda como usá-lo.
O processo de registro de patente no INPI é um desafio complexo para todo inventor. E o relatório descritivo é o ponto que mais exige atenção. Veja como evitar problemas e se aproximar da tão sonhada concessão.
A rica biodiversidade do Brasil é um prato cheio para inovações a partir de ingredientes tipicamente nacionais. Veja como proteger esses ativos com a patente de alimentos.
Alguns pedidos de registro têm prioridade na análise do INPI. Veja se sua invenção pode ser examinada em tempo muito menor do que o habitual e saiba quais os cuidados necessários para ter sucesso com o exame prioritário de patente.
Toda inovação a partir de bioinsumos na agricultura deve ser protegida pela patente. Não apenas porque garante direitos exclusivos ao titular, como também para fortalecer o mercado global. Veja como proceder para proteger seus ativos.
Depois de investir tantos recursos em uma invenção, você não vai querer deixá-la vulnerável, certo? Então, veja como alcançar a concessão de patente no INPI e garantir direitos exclusivos de uso e exploração de sua criação.
Quer solicitar a patente de modelo de utilidade ao INPI e garantir direitos exclusivos sobre sua criação inovadora? Entenda como funciona esse tipo de proteção e veja como podemos ajudar.
Você sabe como solicitar uma patente de invenção? Veja o que fazer e entenda por que ela é tão importante para garantir direitos exclusivos sobre o seu invento
O backlog de patentes impacta negativamente nos planos do requerente e da sociedade em geral. Veja exatamente o que é e o que se deve fazer para tentar evitar esse problema enquanto aguarda a concessão de uma patente.
Antes mesmo de solicitar o registro de patente de uma invenção no INPI é recomendável realizar a busca de anterioridade. Entenda por que essa etapa preliminar é indicada até mesmo pelo órgão que concede o título.
Além de garantir direitos exclusivos, o titular de uma patente precisa atender a alguns critérios para não correr risco de sofrer um pedido de licença compulsória. Veja o que diz a lei e em quais casos ela permite isso
Com os direitos sobre uma invenção garantidos pela concessão do INPI, o inventor tem a chance de fazer com que todo seu esforço seja recompensado financeiramente. É aí que surge a oportunidade do licenciamento de patente. Veja o que fazer.
A realização do sonho pode se transformar em um grande pesadelo nas mãos de quem não tem intimidade com os procedimentos de registro no INPI. Veja como a ajuda profissional pode fazer a diferença para você conseguir uma patente.
Para ter direitos exclusivos sobre uma invenção, é necessário garantir a propriedade intelectual sobre ela. Então, veja neste post como pedir patente de um produto ao INPI e evitar que terceiros usem ou explorem sua criação sem autorização.
Se você é titular ou depositante de uma patente e pretende transferi-la para outra pessoa física ou jurídica, é preciso estar atento aos detalhes para que todo o processo seja feito dentro das regras e aceito pelo INPI. Veja o que fazer.
Pesquisadores e empresas ganham prestígio internacional com resultados de estudos científicos na rica biodiversidade do Brasil. Mas o grande retorno financeiro só vem com o registro da patente biológica. Veja o que é como ela garante direitos importantes.
As receitas são criações dos chefs de cozinha, que dedicam tempo e dinheiro para elaborar um prato inovador. Agora, será que é possível fazer a patente dela? Como proteger esta invenção? Confira agora!
A patente de medicamentos sempre gerou discussão entre quem aprova a proteção e aqueles que acreditam que ela não deveria existir. Veja como ela funciona no Brasil!
Pesquisar a patente deve fazer parte do processo para o registro no INPI. Sem ela, o inventor poderá perder tempo e dinheiro ao tentar registrar algo que já existe. Saiba mais!
Se você criou algo e busca fazer a proteção, saiba que algumas coisas não podem ser patenteadas. Confira neste texto 6 itens que não cabem este registro!
Patentear um produto traz várias vantagens para o inventor, como a segurança de que ninguém poderá copiar a sua invenção, poder comercializá-la, entre outros benefícios. Agora, você quer saber como patentear um produto? Confira!
Este tipo de patente estimula a criação de soluções sustentáveis e pode ser concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em poucos meses. Cliente da VILAGE foi o primeiro do Brasil a obter uma patente verde. Veja se sua invenção se enquadra nesta categoria.
A Lei de Propriedade Industrial estabelece algumas regras que mostram a importância do sigilo de um produto ou processo até o momento em que se faz o depósito do pedido de patente. Estado da técnica é uma das condições que podem interferir em sua solicitação. Confira!
Você certamente já sabe que a patente é imprescindível para proteger uma invenção, não é mesmo? Mas é preciso ter em mente que existem vários tipos de patente. Cada uma delas protege algo da invenção e saber as diferenças é importante na hora de fazer o pedido no INPI. Por isso, vamos te explicar tudo agora!
O pedido provisório ajudará os inventores a ganhar tempo para fazer novos estudos, provas de conceito e protótipos para melhorarem seus conhecimentos técnicos antes de submeter o pedido definitivo”, explicou o relator.
A equipe especializada da VILAGE Marcas e Patentes fez uma análise de todas as patentes concedidas até o momento no Brasil pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), no âmbito do enfrentamento da Covid-19. Algumas delas se referem à equipamentos que auxiliam os profissionais da saúde no tratamento de pacientes, outras à dispositivos que ajudam na sanitização das mãos, por exemplo. A primeira, abaixo, é de titularidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, cliente da VILAGE. Confira algumas dessas patentes: BALÃO HERMÉTICO DE VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA COM COLAR ELASTOMÉRICO E CONEXÕES FUNCIONAIS NA LINHA BUCO-NASAL (BR202020009837-9)Patente de titularidade da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), teve sua carta patente concedida em 27/04/2021. Compreende um corpo cilíndrico em material maleável e transparente, possibilita efetiva vedação sem causar desconforto ao paciente, tem a ventilação otimizada pelo fato de as conexões funcionais estarem todas na linha buco-nasal, além de conforto ao movimentar e
No dia 28/04/2021 o STF começou a julgar a ADI (Ação de Inconstitucionalidade) 5529, apresentada pela ABIFINA (Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades) que pedia a nulidade do Parágrafo Único do art. 40, da Lei da Propriedade Industrial nº 9.279/96. Este parágrafo previa um prazo mínimo de vigência para as cartas patentes, de 10 anos para Patentes de Invenção (PI) e 7 anos para Modelos de Utilidade (MU) contados a partir da data da concessão. Neste contexto, conforme o tempo dispendido pelo INPI para examinar um pedido de patente, o período de validade da carta patente extrapolava em vários anos aqueles determinados no art. 40 da LPI. No dia 06/05/2021, o STF decidiu pela anulação do parágrafo único do art.40, o que significa que não haverá mais a possibilidade de dilatação do prazo da vigência de uma carta patente, ou seja, esse prazo será contado
Além do plágio em si, da cópia da sua criação, pode existir também a “quebra” de patente, termo pelo qual é popularmente conhecido, mas na verdade, legalmente, o termo correto é “licença compulsória”. Quer entender o que é e saber mais sobre o assunto? Confira!
A empresa finlandesa THERAPEUTICA BOREALIS OY obteve no dia 18 de maio de 2021 a concessão de carta patente nos Estados Unidos para MEDICAMENTO CONTRA COVID-19 contendo hidroxicloroquina, ivermectina e aprotinina. A patente, solicitada em 11/05/2020, protege um medicamento intranasal (spray nasal) para inibição da Covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 (coronavírus). O medicamento combina aprotinina, fosfato de hidroxicloroquina ou sulfato de hidroxicloroquina, ivermectina, além de outras combinações utilizando bafilomicina e amónio. As substâncias ativas são conhecidas, todavia, nesta patente de invenção, são utilizadas de um modo diferente, na mucosa nasal. Geisler Bosso, CEO da VILAGE Marcas e Patentes, empresa especializada em registros no Brasil e no exterior, explica que: “a concessão desta patente, não significa que está permitida nos EUA, a produção e comercialização do medicamento, objeto desta patente. Isso somente será possível, caso o titular da patente requeira o registro do produto perante o FDA e este órgão
Quer entender melhor como funcionam as patentes e o que pode ser feito quando copiam seu produto patenteado? Confira agora!
Você tem a certeza absoluta de que teve a ideia mais incrível da sua vida e, na hora de colocá-la em prática, se deparou com uma grande barreira: recurso financeiro. Calma, pois há uma solução: a melhor maneira de alavancar recursos é encontrando investidores que estejam dispostos a investir em sua criação.
Ruana queria patentear sua criação, mas não sabia o que fazer. Conheça essa história e veja como patentear sua invenção em 3 passos.
Existem inúmeras histórias por aí sobre marcas que revolucionaram o mercado com uma invenção incrível, assim como também há casos sobre apropriação de ideias que acabaram com empresas do dia para a noite. O que determinou o final de cada história? O registro de patente.
Eloy Branco Graminho, cliente da VILAGE Marcas e Patentes, teve sua patente concedida pelo INPI em prazo recorde.
Diante da atual emergência com relação à pandemia do Covid-2019, muitas empresas e instituições têm se unido na busca de inovações que possam solucionar o problema da forma mais rápida possível, ou, no mínimo, amenizar as consequências da doença. Ao que tudo indica, no Brasil, a curva de contaminação do vírus terá seu pico já no mês de abril e maio de 2020, quando o sistema de saúde sentirá a falta de leitos de UTI e também do seu componente chave para o combate ao vírus: os ventiladores mecânicos. “Neste contexto, as soluções para este problema têm sido o desenvolvimento de ventiladores mecânicos de rápida produção e de baixo custo, o que infelizmente não é o caso dos que já estão em domínio público, os quais são de fabricação complexa, demorada e que demanda infraestrutura de produção pesada. Uma solução proposta neste momento é a transformação de um respirador projetado para atender um paciente ser
Você sabe o que são os requisitos de patenteabilidade? Bom, antes de falarmos sobre eles, precisamos entender o que é patente.
Por Carolina Mazzocato* A enorme Biodiversidade do Brasil exerce importante papel no desenvolvimento de seus diferentes segmentos industriais, especialmente nos setores cosmético, farmacêutico e da agricultura e pecuária. O Patrimônio Genético Brasileiro[1] (PG) e os Conhecimentos Tradicionais Associados[2] (CTA) à Biodiversidade brasileira, segundo o Ministério do Meio Ambiente, contribuem de maneira expressiva para o desenvolvimento de novos produtos, muitos deles com pedidos de patente depositado a fim de garantir a possibilidade de exploração comercial. O Brasil está entre os países que mais sofrem com a Biopirataria, isso se dá devido a sua enorme Biodiversidade, com potencial ainda bastante inexplorado. Chama-se de Biopirataria a exploração ou apropriação ilegal de recursos da fauna e da flora e do conhecimento das comunidades tradicionais. Tal exploração pode se dar em qualquer lugar que possua recursos naturais com potencial de comercialização e poucos investimentos em pesquisa e regulamentação, sendo, infelizmente, bastante comum em áreas biotecnológicas, como a
Miami – EUA
80 S.W. 8th Street – Suite 2000
+1305-423-7150
Beijing – CHINA
5/F China Life Tower, 16
beijing@vilage.com
Berlim – ALEMANHA
Gontardstraße 11, 4. Etage, 10178
berlin@vilage.com
Rio de Janeiro / RJ – BRA
Rua do Passeio, 38,
Torre 2, 15° andar, Centro
+55 (21) 98485-4534
São Paulo / SP – BRA
Av. Paulista, 1079 – 8º andar
+55 (11) 3149-3040
+55 (11) 96840-8273
Bauru / SP – BRA
Rua Alberto Segalla, n° 1-75, Sala 115 – Jd. Infante Dom Henrique
+55 (14) 99652-7725
Blumenau / SC – BRA
Rua Iguaçu, 209 -Itoupava Seca
+55 (47) 99631-9477
Campinas / SP – BRA
Av. Doutor Heitor Penteado, 385
+55 (19) 3751-3040
+55 (19) 99609-296
Caxias do Sul / RS – BRA
Av. Itália, 482 – sala 501 -São Pelegrino
+55 (54) 99937-8094
Curitiba / PR – BRA
Rua Visconde de Nácar, 1440, Piso 19 – 20
+55 (41) 99258-7558
Florianópolis / SC – BRA
Rod. José Carlos Daux, 4150, Salas 01 e 02
+55 (47) 99631-9477
Goiânia / GO – BRA
Avenida T-2, nº 471 – Sala 1001, Setor Bueno
+55 (62) 3546-4490
+55 (62) 99982-6331
Joinville / SC – BRA
Rua Henrique Meyer, 280 – Centro – Ed. Helbor Offices, Sala 1201
+55 (47) 99631-9477
Jundiaí / SP – BRA
Av. Pedro Blanco da Silva, 729 – sala 42
+55 (11) 97548-6939
+55 (11) 4521-5159
Londrina / PR – BRA
Av. Higienópolis, 1601 – Térreo – Conj. 15
+55 (43) 99933-0196
Manaus / AM – BRA
Rua Salvador, 120 – 12º andar
0800 703 9009
Marília / SP – BRA
Av. Santo Antonio, 341
+55 (14) 99631-6045
+55 (14) 3402-0350
Maringá / PR – BRA
Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 632 – Salas 201 e 204 – Torre Norte
+55 (44) 99126-4026
Novo Hamburgo / RS – BRA
Rua Domingos de Almeida, 338
+55 (51) 99755-8628
Piracicaba / SP – BRA
Av. Cezira Giovanoni Moretti, 955, Torre 1 – Sl. 809, Cond. Office Reserva Jequitibá, Loteamento Santa Rosa
+55 (19) 99838-3040
+55 (19) 2533-3928
Porto Alegre / RS – BRA
Rua Mostardeiro, 777 – 14º andar
+55 (51) 99755-8628
Presidente Prudente / SP – BRA
Av. Celestino José Figueiredo, 224
+55 (18) 99601-7180
+55 (18) 3226-2510
Ribeirão Preto / SP – BRA
Av. Dr. João Palma Guião, 1001
+55 (16) 99609-5091
+55 (16) 3913-2850
Salvador / BA – BRA
Rua Mundo, 121, Trobogy – Edifício Tecnocentro – Parque Tecnológico
+55 (71) 99999-7234
+55 (71) 3451-5484
São José do Rio Preto / SP – BRA
Travessa Paraná, 90
+55 (17) 99608-7162
+55 (17) 3214-8800
São José dos Campos / SP – BRA
Av. Cassiano Ricardo, 601 – Salas 161 e 163
+55 (12) 99717-4456
+55 (12) 3931-4100
Sorocaba / SP – BRA
Av. Itavuvu, 11.777
+55 (11) 96840-8273
Uberaba / MG – BRA
Av. Randolfo Borges Júnior, 1000
+55 (34) 99842-7741
Uberlândia / MG – BRA
Av. dos Vinhedos, 71 – Sala 703 – Bairro Morada da Colina
+55 (34) 99842-7741
Vitória / ES – BRA
Rua José Alexandre Buaiz, 300 – 20º andar – Ed.Work Center
+55 (27) 98836-2307
Copyright © 2025 – VILAGE Marcas e Patentes – Todos os Direitos Reservados